Prefeito Eliseu Mibach recepciona líderes tucanos em seu gabinete
Na quarta-feira (19), em seu gabinete, o prefeito Eliseu Mibach recebeu alguns dos principais líderes do PSDB de Santa Catarina.
Uma visita inusitada, considerando as circunstâncias extraordinárias da pandemia. Além do prefeito, na recepção, estavam presentes alguns membros da cúpula do partido em Porto União, que, afinal, mantém uma posição privilegiada no município, com prefeito mantendo maioria tranquila na Câmara Municipal.
Ninguém nega que o Mibach tem (…) uma capacidade especial de agregar integrantes de outros partidos, tanto é que formou uma base de apoio no Legislativo fortíssima.
Deputado Caropreso (que é médico), Leonel Pavan (que já foi prefeito de Balneário Camboriú, vice-governador, governador, senador e deputado estadual), Dalírio Berger, Gilmar Knaesel (que já foi deputado estadual) e Norma Pereira (suplente de deputada federal e ex-candidata a prefeitura de Canoinhas), além do deputado estadual Gelson Merísio, que no pleito de 2020 concorreu a governador pelo PSD, tendo como companheiro de chapa Paulo Kleinubing, ex-deputado federal e ex-prefeito de Blumenau.
E no pleito de 2020, o grupo tucano comandado pelo pelo prefeito Eliseu Mibach trabalhou até com obstinação pela chapa Mauro Mariani (MDB) e NapoleãoBernardes (PSDB), que deixou a Prefeitura de Blumenaui para respaldar, como candidato a vice, Mariani ao governo do Estado.
Já Norma Pereira, no pleito de 2020, aliada com o MDB, concorreu à Prefeitura de Canoinhas, mas foi derrotada pelo prefeito Beto Passos, reeleito com mais de 55% dos votos.
Recentemente, com o afastamento do governador Carlos Moisés movido por processo de impeachment, a deputada federal Carmen Zanotto foi convocada para responder pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina e Norma Pereira, na condição de primeira suplente (foi candidatada em 2018), assumiu a vaga da Carmem no Congresso Nacional.
Mas foi por pouco tempo, porque Carlos Moisés reassumiu o cargo e Norma voltou a Canoinhas, já que Carmen Zanotto, que foi convocada para a Secretaria da Saúde, reassumiu sua cadeira.
No pleito de 2018, curiosamente, PSDB e MDB de Porto União estavam juntos na campanha para o Governo do Estado, apoiando a chapa Mauro Mariani (MDB) e Napoleão Bernardes (PSDB).
No primeiro turno aqui em Porto União Mauro e Napoleão foram os vitoriosos, mas ‘derraparam’ no estado, com Carlos Moisés da Silva (PSL) e Gelson Merísio (PSD) disputando o segundo turno. Aí funcionou o efeito Bolsonaro e Carlos Moisés levou a maior votação já conferida a um candidato a governador.
É bom lembrar, que certamente sem experiência e mal assessorado, foi duas vezes afastado do cargo, mas enfim voltou com o respaldo da Assembleia Legislativa.
A grande novidade é que o Napoleão Bernardes, ex-candidato a vice de Mauro Mariani, está filiado agora no PSD e aparecendo na mídia como um dos nomes mais fortes para concorrer ao governo do Estado.
Posso estar errado, mesmo porque a reunião foi no gabinete do prefeito Mibach, mas dos ‘caciques’ tucanos ele deve ser sido até pressionado a concorrer como candidato – estadual ou federal – no pleito do ano que vem.