122 mortes pela Covid-19 em União da Vitória/Porto União
Desde o início da pandemia, nas cidades que carinhosamente denominamos de ‘cidades-irmãs’, as Secretaria Municipais da Saúde até as últimas 24 horas registraram 122 vidas perdidas pelo coronavírus/covid-19:
– 75 em União da Vitória (PR) e 47 em Porto União (SC).
União da Vitória com cerca de 58 mil habitantes e Porto União com 36 mil, segundo os últimos dados do IBGE.
As ações no enfrentamento da pandemia das Secretarias Municipais de Saúde, tanto a de Porto União quanto a de União da Vitória, trabalham, através de seus profissionais, com dedicação e muitas vezes até o limite de suas capacidades.
Da mesma forma as equipes agora especialmente designadas para a vacinação da população, que talvez não conseguem atingir números mais satisfatórios porque dependem do volume de imunizantes que recebem das Secretarias Estaduais da Saúde.
Boletins são repassados aos meios de comunicação – rádios, televisão, portais e sites – regularmente, com números que aumentam cada vez mais.
As três instituições hospitalares – São Braz/São Camilo (Porto União) e APMI e Regional de Caridade/São Camilo (União da Vitória) – também, através de seus profissionais e estruturas que dispõem, fazem o possível para atender as pessoas atingidas pelo perverso vírus.
Mas, lamentavelmente, grande parte da população não tem levado a sério as restrições impostas pelas prefeituras de União da Vitória/Porto União e dos governos dos estados do Paraná/Santa Catarina, algumas bem simples como os perigos das aglomerações causam.
Em União da Vitória, no último final de semana, ações de fiscalização rigorosas foram realizadas, com o fechamento de estabelecimento e multas aos frequentadores.
Mas, no sábado, véspera do Dia das Mães, nas lojas centrais, pelo menos na maioria delas, nenhum respeito às restrições. No domingo, a ‘praça da alimentação’ da Havan estava sempre lotada, com a maioria das pessoas – incluindo crianças – aglomeradas e a maioria sem máscaras.
Se a população não se conscientizar, o número de óbitos pela covid-19 em Porto União/União da Vitória (lamentavelmente) vai continuar.