Valdir Luiz Rossoni (PSDB) assume nesta terça-feira (27) e a região Sul voltar a ter um representante na Câmara Federal
O político paranaense, Valdir Rossoni (PSDB-PR), vai assumir como deputado federal, após o falecimento de José Schiavonato nesta terça-feira (27) em decorrência da Covid-19.
Rossoni foi prefeito de Bituruna entre 1983 e 1989 e deputado estadual de 1991 a 2014, tendo presidido da Assembleia Legislativa no período de 2011 a 2014. Foi eleito deputado federal em 2014, com mais de 170 mil votos, mas preferiu o cargo de Chefe da Casa Civil do Governo de Carlos Alberto (Beto) Richa.
Em 2018, ele tentou se reeleger como deputado federal. Fez 72.096 votos, e ficou como primeiro suplente na coligação PP/PT/DEM/PMN/PMB /PSB/PSDB/PROS.
Rossoni assume a Câmara Federal num momento crítico na política nacional, exatamente na data em que será instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa apurar irregularidades do Governo Federal na condução das medidas necessárias no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
A posse de Rossoni pode gerar novos rumos nos projetos com relação ao pleito de 2022 na região de União da Vitória para a Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.
Com a filho na Prefeitura de Bituruna e ainda com o apoio de líderes de dezenas de municípios, Valdir Rossoni deve, acreditamos, tentar retorno como titular. Só não se sabe ainda se para o parlamento estadual e para o Congresso Nacional.
Apesar de pertencer a uma coligação formada inclusive por partidos da oposição – PT E PSB…- PROSS ao Governo Federal, habilidoso como é, deve reencontrar seus grupos de apoio. Afinal, como Chefe da Casa Civil esteve presente nos 399 municípios do Paraná.
E a baixa votação de 2018 na reeleição para mais um mandato deputado federal – de mais de 170 mil para menos de 75 mil votos – deve ser sido mesmo o resultado de um pleito incomum, como realmente foi.
Apesar das circunstâncias que estamos vivendo, com problemas da pandemia, políticos e econômicos, pode, como deputado federal, pleitear medidas que venham beneficiar a nossa infraestrutura rodoviária, principalmente, como as BRs 476, 153 e ainda PR-280, no trecho do Horizonte/Palmas/Clevelândia/Pato Branco.