8ª sessão ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória contou a presença do reitor da Uniuv
Na noite de29 de março de 2021 aconteceu a 8º Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. A última Sessão do mês contou, assim como todas as Sessões de março, com o canto do hino de União da Vitória em razão e homenagem à Cidade que completou no dia 27 de março 131 anos.
Os Vereadores e 1º Secretário Valdecir José Ratko (DEM) e 2º Secretário Ednilson de Godoy (PV) participaram da Sessão de forma remota, sendo assim quem fez a leitura da Ordem do Dia foi o suplente e Vereador André Cristiano Henik (SDD).
A Sessão contou com a presença do Reitor Alysson Frantz, o qual fez uso da Tribuna e contou em detalhes sobre a reforma e restauração do Cine Teatro Luz.
Também esteve presente na Sessão a Sra Maria Salete Venâncio, homenageada ajunto à ADAD, Associação de Ajuda para Dependentes de Álcool e outras Drogas através da Moção de Aplausos pelo Dia Mundial de Combate às Drogas e Alcoolismo.
Fizeram uso do Grande Expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Celso Carlos Rocha (MDB). O Vereador Emerson comentou a respeito de projeto que pretende protocolar na Câmara Municipal e o Vereador Sr Celso lembrou da história da Cidade na década de 60 e 70, a formação e desenvolvimento de alguns Bairros, a época em que seu pai foi Vereador, famílias e Empresas que faziam parte da Cidade na época e a importância para o desenvolvimento e crescimento do Município.
Na Ordem do Dia foram votados em primeira discussão os dois Projetos, sendo um deles de número 7/2021 que dispõe sobre a nomeação da Rua Dário Sérgio Cândido e 14/2021 que cria a obrigação para os estabelecimentos públicos municipais e privados inserirem nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial de conscientização do transtorno do espectro autista. Ambos foram aprovados por todas as Comissões.
Fizeram uso da Palavra Livre o Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto, a Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda, os Vereadores José Pedro Walck (PSDB), Waldir Luiz Cortellini ((PSDB), ThaysBieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (PTC), Anderson CripaLuis Cardoso (PROS).
O assunto mais comentado e cobrado pelos Vereadores é à Sanepar, a fim de solucionar os problemas com a falta de água e inadequação ao consumo, oportunidade que o Presidente da Câmara, Cordovan Frederico de Melo Neto, fez o convite à um representante da Empresa vir fazer uso da Tribuna a fim de prestar esclarecimentos à população.
Os Vereadores parabenizaram à UNIUV pelo trabalho exemplar de restauração do Cine Teatro Luz, o qual estará com as portas abertas no final do ano para Eventos. O público poderá também contemplar de forma pontual e nostálgica, a exibição de filmes através de sua tela de cinema, que foi cuidadosamente preservada e restaurada.
A Vice-Presidente da Mesa Alandra Roveda (PL) citou a necessidade urgente de equiparação de horários do Comércio das cidades irmãs e horários estendidos, medida esta que irá de encontro com a necessidade do Comércio funcionar garantindo seu sustento e não aglomero de clientes, o que parece uma medida óbvia em questão de bom senso para colaboração a não disseminação do vírus Covid-19.
O Presidente da Mesa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) finalizou a Sessão, convidando um representante da Sanepar para fazer uso da Tribuna em próxima Sessão, parabenizando à UNIUV e também lembrando os 131 anos de União da Vitória, oportunidade esta, em que foram trocadas as bandeiras da Câmara de Vereadores, já que as comemorações, à exemplo de 2020, tiveram que ser novamente suspensas respeitando os protocolos distanciamento social. (Da Assessoria da Câmara Municipal de União da Vitória).