A partir de amanhã, sábado (20), quem não usar máscara em Santa Catarina pode pagar multa de até 500 reais

(Notícias do Dia de Florianópolis………)

A partir deste sábado (20), quem não usar máscara em Santa Catarina terá que pagar multa de pelo menos R$ 500, segundo decisão do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), que se reuniu novamente, nesta quinta-feira (18), para discutir medidas de enfrentamento à Covid-19. Para evitar aglomerações, ainda haverá escalas para abertura do comércio  ao longo da semana.

Quem não usar máscara pode ter que pagar R$ 500 em Santa Catarina
O lockdown aos finais de semana, que vinha ocorrendo desde 26 de fevereiro, está suspenso. Agora, para manter as atividades econômicas em vigor, ao mesmo tempo em que mitiga os riscos de transmissão da Covid-19, os serviços não essenciais passam a funcionar de forma escalonada durante toda a semana, com limite de ocupação de 25%.

No caso do comércio de rua, o horário de funcionamento será entre 8h e 17h. Já shopping centers, centros comerciais e galerias podem funcionar entre 10h e 22h.

Em relação a restaurantes, bares, pizzarias, sorveterias e afins, a permissão de funcionamento ocorre das 10h às 22h, com limite do ingresso de novos clientes até 21h. Demais atividades e serviços públicos e privados não essenciais têm permissão de funcionamento das 10h às 19h.

Com as regras, ainda fica proibido, em todos os níveis de risco, o funcionamento de casas noturnas, a realização de shows, espetáculos e eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in. Congressos, palestras, seminários, feiras, leilões, exposições e inaugurações também não podem ocorrer. O uso das máscaras foi um dos destaques como medida de proteção coletiva. “Se 90% da população usar máscara protegendo o nariz e a boca de forma correta, em qualquer ambiente coletivo, o impacto na redução do número de casos ativos será consistente”, garantiu o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Segundo a decisão da Justiça, o governo tem 24 horas para colocar em prática ações propostas pelo Coes na noite desta quinta-feira. Na conversa, que começou às 20h, foram analisadas também medidas que já haviam sido discutidas pelo grupo técnico na quarta-feira (17).

Na reunião anterior, os técnicos recomendaram novas ações para o enfrentamento da Covid-19 no Estado, incluindo uma fiscalização ainda maior durante a Páscoa. Na ocasião, foram sugeridos fechamentos mais rígidos para regiões mais graves.

As definições acontecem em um momento em que Santa Catarina se apresenta como epicentro da pandemia no país, segundo anunciado pelo próprio governador Carlos Moisés (PSL). Nesta semana, a Fiocruz também sinalizou o cenário crítico do Estado em relação à ocupação de leitos.

Vacinação

Durante a reunião, foi definido ainda que um grande mutirão de vacinação vai acontecer no sábado (20) e domingo (21). Para isso, mais 73.700 doses da Coronavac serão enviadas às 17 regionais de saúde na manhã desta sexta-feira (19). 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *