23 governantes mundiais já receberam a vacina e Jair Bolsonaro admitiu a possibilidade de se vacinar

Ao menos 23 líderes mundiais já receberam ao menos dose dos imunizantes contra a covid-19. No sábado (6.mar.2021), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi vacinado com a russa Sputnik V. No dia anterior, o presidente Jair Bolsonaro, que afirmou em diversas ocasiões que não tomaria a vacina, mudou o discurso e admitiu a possibilidade de se vacinar.

O plano de imunização da maioria dos países tem como prioridade os idosos e os profissionais de saúde, mas muitos políticos foram vacinados para servir de exemplo à população. Em dezembro, Joe Biden, presidente dos EUA, ao receber 1ª dose da vacina do laboratório Pfizer, afirmou que “estou fazendo isso para que as pessoas se sintam seguras de tomar a vacina quando estiver na vez delas”.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, reforçou o discurso e disse pediu a todos para se vacinarem, quando possível. “Trata-se de salvar sua vida, a vida de seus familiares e a vida de sua comunidade”, afirmou a democrata, que recebeu a vacina da empresa norte-americana Moderna.

Rashid Al Maktoum, premiê dos Emirados Árabes, foi vacinado em novembro de 2020, na fase de testes da chinesa Sinopharm. Benjamin Netanyahu, premiê de Israel e aliado de Bolsonaro, recebeu a 1ª dose da Pfizer em dezembro. A rainha Elizabeth 2ª e seu marido, o príncipe Philip, foram vacinados em 9 de janeiro.

EX-PRESIDENTES DO BRASIL

No Brasil, o ex-presidente José Sarney, 90 anos, foi o 1º a ser vacinado, em 5 de fevereiro. Depois dele, Fernando Henrique Cardoso, 89 anos, recebeu sua 1ª dose no dia 11 de fevereiro.

Michel Temer, 80 anos, recebeu a 1ª dose no dia 27 de fevereiro, e Luís Inácio Lula da Silva, 75 anos, no dia 13 de março.

FHC e Temer já receberam as duas doses necessárias para a imunização completa.


(Esta reportagem foi produzida pela estagiária em jornalismo Carina Benedetti, sob supervisão do editor Samuel Nunes do Site PODER360).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *