CEJUSC retoma campanha de arrecadação e doação de celulares e computadores
Num cenário em que o Governo Estadual decidiu manter a suspensão das atividades presenciais na rede pública de ensino, o CEJUSC mobiliza a sociedade na busca de doações de celulares, computadores e tablets para repassar aos estudantes de escolas públicas que não dispõem dos equipamentos. Carregadores também fazer parte de campanha de arrecadação. Tudo em bom estado, e que será preparado para uso do aluno em aulas remotas.
No ensino não presencial cada estudante precisa estar conectado à internet para interagir, por meios virtuais, com a escola, professores e outros alunos da sua turma, evitando assim fazer as tarefas apenas por material impresso, sem contato com o ambiente escolar. Muitos não têm um equipamento sequer para viabilizar o acesso ao conteúdo. “Retomamos a campanha Ajude um Aluno por esta necessidade evidente, e a sociedade pode colaborar com doações”, frisa o juiz Carlos Mattioli que coordena o CEJUSC.
A iniciativa surgiu em 2020, quando da percepção do magistrado e equipe do CEJUSC de que muitos alunos estavam sem assistir às aulas, apenas acompanhando por material escrito. “Estudantes com boas notas, mas sem condições socioeconômicas para comprar seja um celular ou computador. O aproveitamento escolar é levado em conta também, mas especialmente a situação de vulnerabilidade. Precisamos buscar maneiras de manter eles estudando e evitar a evasão escolar, além de promover a isonomia”, disse Mattioli.
O primeiro aluno contemplado neste ano de 2021, Paulo Valkiu Júnior, estuda no 4º ano da Escola Municipal Fruma Ruthenberg. A família passou por avaliação da equipe do CEJUSC sobre as condições de vulnerabilidade e aproveitamento escolar e ele foi beneficiado por um celular apreendido e repassado pela Segunda Vara Criminal de União da Vitória. A entrega foi realizada nesta semana pela professora Márcia Senka Tonkio do Núcleo Regional de Educação, com a equipe do CEJUSC e, assim, o estudante pode agora acessar todos os conteúdos.
“A entrega do aparelho para os alunos é de extrema importância, o que auxilia a amenizar os prejuízos causados pela impossibilidade de assistir às aulas presenciais” ressalta a professora Márcia Tonkio. “Formamos pelo projeto uma rede de apoiadores públicos como a Segunda Vara Criminal, empresas como a ComunicaCell de União da Vitória e a Uniuv, que auxiliam no preparo dos celulares e notebooks, e de inúmeras pessoas que anonimamente estão auxiliando a transformar positivamente a vida destes alunos”, acrescenta.
Serviço: qualquer interessado em doar pode acionar o CEJUSC via redes sociais (e-mail: rededeajudacejusc@gmail.com; Instagram: @cejuscuniao; Facebook: Vara da Infância, Juventude, Família e Anexos de União da Vitória e CEJUSC – União da Vitória). A equipe Cejusc desloca-se para buscar os aparelhos e computadores em casa. (Texto e fotos do CEJUSC).