Supremo: Uma vergonha!

(* Moacir Pereira……)

 A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de decretar a anulação das condenações do ex-presidente Lula, era o que faltava para perturbar de vez o cenário nacional nesta catástrofe causada pela pandemia do coronavirus.

 Como se já não bastassem as intervenções inconstitucionais e absurdas da Suprema Corte, invadindo prerrogativas do Executivo e do Legislativo e alguns de seus ministros agindo como investigadores, promotores e julgadores, vem esta bomba politica.

Não bagunçou apenas o noticiário politico nacional. Provocou fortes reações no mercado financeiro, com dados impactantes que vão repercutir diretamente na vida de milhões de brasileiros.  O novo aumento do dólar, por exemplo, vai ser pago pelos mais pobres na elevação dos preços da cesta básica.

Muito pior.  A imagem do Brasil no exterior afunda ainda mais.  Que empresário sério vai investir no Brasil com esta insegurança jurídica, com esta decisão que, na prática, deixa a imagem de inocência do ex-presidiário, o líder politico do maior escândalo de corrupção da história?

Ainda mais grave.  Vai atingir o moral do honesto cidadão brasileiro que, desacreditado da Justiça e com mais esta prova de monumento impunidade, perde as esperanças no futuro do país.

A confirmação desta escandalosa e extemporânea decisão poderá ter outra consequência altamente danosa ao Brasil e aos brasileiros: empresas e  corruptos punidos requerendo indenizações.

(* Moacir Pereira é jornalista e um dos mais importantes analistas políticos de Santa Catarina).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *