Governador do Paraná decide: atividades não essenciais podem reabrir na próxima quarta-feira (10)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou hoje (5) que o comércio e as atividades não essenciais serão autorizados a reabrir a partir de quarta-feira (10). O decreto com medidas restritivas publicado, válido até a madrugada de segunda-feira (8), será prorrogado por apenas dois dias.

Além disso, anunciou a volta às aulas no modelo híbrido. As escolas públicas e particulares deverão respeitar um limite máximo de 30% de ocupação nas salas de aula. O retorno às atividades presenciais não é obrigatório e caberá aos pais e responsáveis decidirem se as crianças acompanharão as aulas em casa ou nas escolas.

Antes de anunciar a decisão,  o chefe do Executivo ponderou que a segunda onda da covid-19 tem a predominância das variantes potencialmente mais contagiosas do coronavírus. “Tivemos um aumento violento no número de contaminações neste ano. Essas novas cepas são de quatro a seis vezes mais contagiosas, segundos os especialistas”, disse em pronunciamento.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o decreto anunciado na semana passada não surtiu o efeito esperado. O índice de isolamento social ficou em torno de 35%. “Precisávamos de, pelo menos, 50%“, afirmou.

decreto ratinho lockdown covid paraná

No pior momento da pandemia, governador Ratinho Junior decidiu reabrir comércio não essencial (Jonathan Campos/AEN)

COVID NO PARANÁ

De acordo com o boletim desta sexta-feira (5), a taxa de ocupação dos leitos de UTI da rede pública exclusivos para Covid-19 é de 96%. O indicador é superior a 90% em todas as regiões: Leste (97%), Oeste (95%), Noroeste (96%) e Norte (97%).

No total, são 672.179 casos e 12.100 mortes relacionadas ao coronavírus

Nesta sexta-feira (5), o balanço das ações das equipes policiais mostraram que foram dispersadas 1.042 aglomerações durante a vigência do atual decreto. 3.597 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, dos quais 136 foram interditados e 82 multados por irregularidades relacionadas à pandemia. Por fim, 281 pessoas foram presas por descumprimento das medidas.

Desde o início da campanha de vacinação até esta sexta-feira (5) o Paraná vacinou 337.063 cidadãos. Ao todo, 455.608 doses foram aplicadas, das quais 118.545 se referem à dose de reforço. Até agora, o Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 853 mil doses, somados os imunizantes CoronaVac e AstraZenca/Oxford. (PARANÁPORTAL).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *