Veemente apelo – em Nota Oficial – da diretora da 6ª Regional de Saúde e da presidente do Cresems
Nota à imprensa à população do Vale do Iguaçu, com veemente apelo da diretora da 6ª Regional da Saúde de União da Vitória e da presidente do Cresems.
“Diante da grave situação pandêmica que estamos TODOS atravessando, através da presente nota expomos fatos e dados que demonstram que estamos em nossa pior fase:
NA ÚLTIMA SEMANA 01 PESSOA MORREU POR COVID-19 A CADA DIA NA NOSSA REGIÃO;
Com o AUMENTO EXPRESSIVO NO CONSUMO DE OXIGÊNIO EM TODOS OS SERVIÇOS NA REGIÃO;
Estamos dialogando com os fornecedores para não faltar para nenhum serviço, seja de menor ou maior complexidade;
Os profissionais estão exaustos trabalhando diuturnamente, atendendo da melhor maneira possível, mas temos nossos limites;
NOSSOS HOSPITAIS NÃO TÊM MAIS LEITOS para receber os pacientes que aguardam na UPA, Pronto Atendimento ou hospitais de menor porte;
OS HOSPITAIS DE REFERÊNCIA FORA DA REGIÃO NÃO TÊM MAIS CAPACIDADE DE NOS ATENDER, ou seja, estão acima de suas lotações máximas;
ALÉM DO EXPOSTO, A OCUPAÇÃO DE LEITOS POR VÍTIMAS DE ACIDENTES, VIOLÊNCIAS, BRIGAS, SAÍDAS DESNECESSÁRIAS E INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS SÓ PIORAM O ATUAL CENÁRIO.
Essa grave crise vai afetar você, sua família ou seus amigos e não teremos mais recursos suficientes para atender a todos. É o nosso pedido para que respeitem e entendam as Medidas anunciadas pelo Governo.
Agora devemos somar esforços para o enfrentamento da Covid-19, e não dividir. Portanto: AVALIE SUA POSTURA NESSE MOMENTO.
Paula Krzyzanowski – Diretora da 6º Regional de Saúde
Leocadia Grabovski – Secretária Municipal de Saúde de Porto Vitória, presidente do CRESEMS”.