Mensagem do bispo Dom Walter aos vereadores, vice e prefeito de União da Vitória

A Câmara Municipal de União da Vitória realiza sua primeira sessão ordinária de 2021 nesta segunda-feira (08) e já na abertura dos trabalhos, o secretário Valdecir Ratko vai ler a mensagem enviada pelo bispo da Diocese, Dom Walter Jorge Pinto.

A MENSAGEM

“Aos (às) Exmos (as) Prefeitos (as), Vice-Prefeitos (as) e Vereadores (as) recém-eleitos (as) Excelências! No último pleito, a população vos elegeu para comandar o Executivo e o Legislativo municipais outorgando-vos para exercer em seu nome, os poderes necessários ao bem de nossas 13 cidades.

(A mesma mensagem foi enviada pelo bispo aos prefeitos, vices e vereadores das 13 cidades que integram a Diocese de União da Vitória).

Em primeiro lugar, quero vos parabenizar pela vitória alcançada, fruto dos esforços dos (as) senhores (as), por meio das campanhas realizadas, e fruto também da confiança que o povo vos depositou. Gostaria de dizer-vos que a Igreja Católica, seguidora de Jesus Cristo, que veio para que “todos tivessem vida plena” (Cf. Jo 10,10), estará sempre ao lado daqueles que se propõem verdadeiramente a buscar o bem comum e lutar pela justiça, a fim de promover a vida, em especial, a vida daqueles que não têm condições plenas de a conquistar sozinhos. Em seguida, sirvo-me das palavras do Papa Francisco para encorajar-vos na missão que vos foi confiada, que tem no exercício da verdadeira política a sua força.

De acordo com o Papa, é impossível que o bem comum aconteça sem a política, mas, infelizmente, “muitas vezes a política assume formas que dificultam o caminho para um mundo melhor”, pois é invadida por “erros, corrupção e ineficiência”, lembrando ainda que “a isto vêm juntar-se as estratégias que visam enfraquecê-la, substituí-la pela economia ou dominá-la pela ideologia” (cf. Fratelli Tutti §177-197).

Portanto, excelências, é necessário zelar atentamente para que a esperança em vós depositada possa se realizar a contento, pela via daquela boa e necessária política, a qual requer contínua vigilância para manter seu digno propósito. Convém recordar que neste ano em que somos ainda duramente atingidos pela Pandemia da Covid-19 e suas duras consequências, a missão de vossas excelências deverá estar ainda mais atenta aos necessários cuidados para que os mais pobres não venham a ser os mais duramente penalizados. 

Desejoso por vê-los a atingir o mais plenamente possível o fim para o qual fostes eleitos, reafirmo que estaremos unidos em amizade e preces por vossas excelências, bem como à disposição para aquelas parcerias possíveis que visem a promoção do bem do nosso povo. Que Deus vos abençoe e vos conduza para a realização de vossos bons propósitos. 

Com estima e consideração, Dom Walter Jorge Pinto, Bispo da Diocese de União da Vitória União da Vitória – PR, 07 de janeiro de 2021″.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *