Porto União recebe apenas 307 doses de vacinas contra a convid-19

A lista das doses das vacinas destinadas aos 295 municípios de Santa Catarina já está em todos os meios de comunicação, inclusive nas  redes sociais.

E o pequeno volume de doses vem causando grande apreensão em todos os municípios, porque sequer vão atender às necessidades dos profissionais que estão atuando na linha de frente e que são a prioridade para a imunização.

Em Porto União, através de das emissoras de rádio e redes sociais, o prefeito Eliseu Mibach confirmou o recebimento de apenas 307 doses, que talvez não sejam nem suficientes para imunizar os trabalhadores da linha de frente do Município e do Hospital São Braz.

O prefeito garantiu que a Secretaria Municipal já está com toda a estrutura montada para atender a população, inclusive com contêiner para armazenamento de vacinas e postos para imunização, além de 70 mil seringas.

Disse também que através da Federação Catarinense de Municípios – Fecam – já estão sendo tomadas providências para a compra de vacinas, o que parece ser totalmente inviável, já que os Institutos Butantan e o Fiocruz dependem de insumos que estão sendo aguardados da China, para produzir as vacinas emergencialmente aprovadas pela Anvisa. 

O Brasil depende de vacinas da Índia, que acaba de decidir que prioritariamente vai atender os países no seu entorno. Um pedido de 2 milhões de doses da Índia para o Brasil aguarda liberação, sem data definida.

Já da China, o Brasil depende os insumos (princípio ativo), necessários para a fabricação das vacinas pelos Institutos Butantan e Fiocruz.

Mas o drama da insignificante quantidade de doses das vacinas, não é exclusividade de Porto União. Dos Municípios do Planalto Norte, os que mais receberam: São Mafra, 498; São Bento do Sul, 390; Canoinhas, 379; Porto União, 307. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *