A necessária e urgente revitalização da ponte ‘Machado da Costa’

 A construção da nova ponte ligando o centro da cidade ao populoso distrito de São Cristóvão, não se pode negar de jeito nenhum, que foi a maior obra realizada em União da Vitória nestas primeiras décadas do século 21, batizada com o nome do governador José Richa, que após a dramática enchente de 1983 construiu a ponte ‘Domício Scaramella, que passou a ser de vital importância para ligação da cidade com as BRs 476 e 153.

A construção dessa ponte vinha sendo reivindicada há décadas pela população. E, finalmente, na gestão Santin Roveda/Bachir Abbas, com o envolvimento de equipes técnicas, deputados, prefeito, vice, vereadores e principalmente do então governador Carlos Alberto (Beto) Richa, o processo de licitação foi autorizado, com os recursos já garantidos, com a obra, curiosamente sem os problemas daqueles que normalmente ocorrem nos complicados processos licitatórios, foi concretizada dentro cronograma determinado pela Secretária de Infraestrutura e Logística do Paraná, com a participação direta da Prefeitura.

Com a nova ponte ‘José Richa’, a mobilidade do trânsito do centro com o bairro sofreu uma metamorfose extraordinária.

‘PONTE MACHADO DA COSTA”

A ponte ferroviária ‘Machado da Costa’, modificada na primeira gestão do prefeito Pedro Ivo Ilkiv para a passagem de veículos do centro ao bairro – em pista única – foi vital para a melhoria da mobilidade de automóveis, motociclistas, ciclistas e pedestres em passarelas separadas.

Agora, de acordo com o projeto de mobilidade centro/bairro, a principal pista da ‘Machado da Costa’ passou a ser exclusiva para ciclistas e as passarelas para os pedestres.

MAS A PONTE PRECICSA DE CUIDADOS ESPECIAS

Com pouca manutenção, a ‘Machado da Costa’ precisa urgentemente de atenções, porque sua estrutura, embora seja de ferro, começa a apresentar danos sendo castigada pelo tempo que traz pó com o vento e acaba servindo para o nascimento de vegetação, que causa danos à estrutura de ferro.

A manutenção da ponte ‘Machado da Costa’ é de fundamental importância para que o plano de mobilidade urbana que interliga o centro ao distrito de são Cristóvão seja efetivamente consolidado.

Por isso precisa, urgentemente, receber da Prefeitura Municipal, atenções especiais, considerando que além de útil é um de nossos patrimônios históricos mais importantes.

E no processo de revitalização, que é necessária e urgente, a Prefeitura de União da Vitória, até com o apoio a Prefeitura de Porto União, já que a metade da ponte marca a divisa dos dois municípios e dos Estados de Santa Catarina, deve procurar o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que, com certeza tem grande interesse na manutenção da ponte, como patrimônio histórico nacional e útil para parcela significativa da população das cidades irmãs.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *