Descoberto primeiros passos de nova variante do coronavírus no Brasil
O laboratório Dasa informou nesta quinta-feira (31 de dezembro) que diagnosticou dois casos de uma nova variante do coronavírus em São Paulo, a mesma cepa que surgiu no Reino Unido, chamada de B.1.1.7. Registrada em pelo menos outros 17 países, essa variante do coronavírus é 56% mais contagiosa, embora não existam, até o momento, evidências de que a variante provoque casos mais graves ou m esmo cause mais mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas.
De acordo com a Dasa, a descoberta já foi informada ao Instituto Adolfo Luts e à Vigilância Sanitária. O estudo havia iniciado semanas atrás, após o Reino Unido publicar as primeiras informações científicas sobre a variante. Por lá, essa variante já representa mais de 50% dos novos casos diagnosticados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ao todo, foram analisadas 400 amostras de RT-pCR de saliva. Dessas amostras, duas apresentaram a nova linhagem do vírus, com a descoberta da cepa ocorrendo por meio de sequenciamento genético.
Ontem, havia sido vez de os Estados Unidos confirmar o primeiro caso da nova variante do coronavírus, no estado do Colorado. Canadá, França, Espanha, Itália e Suécia também estão entre os países que confirmaram casos da variação de Covid. (Bem Paraná).