Vote consciente e nos candidatos que realmente estejam dispostos a cuidar de nós

O direito ao voto representa uma grande conquista, adquirida pela luta de várias gerações de brasileiros e que precisa ser continuamente valorizado.

O voto é a forma pela qual todo cidadão pode escolher quem o representará na elaboração de leis e na aplicação do dinheiro público, para melhoria de nossos municípios.

Por isso, é necessário que os eleitores estejam conscientes de que a escolha exercida nas eleições influencia a vida de todos.

Ao votar, é preciso considerar o passado pessoal, político e partidário do candidato, assim como suas propostas e ideias.

Além disso, o eleitor deve manter-se bem informado sobre os candidatos que já desempenhavam mandato eletivo e os que se apresentam para disputar um cargo pela primeira vez.

E para os eleitores que vivem em Porto União (SC) e União da Vitória (PR), as conhecidas cidades irmãs, este pleito tem um interesse comum, porque a ligação dos dois municípios ultrapassa os interesses de outros, pois, afinal, formamos uma única genealogia humana.

Começa pelas próprias famílias, como a minha, que tem interesses profissionais, empresariais e até residências, com parte vivendo em Porto União ou União da Vitória, inclusive dividindo os votos.

No segmento econômico a interação dos dois municípios está consolidada desde que, em 1916 do século passado, foram definidos os limites dos dois Estados.

Crianças e adolescentes de ambas as cidades estudam em colégios de ambos os municípios, com paranaenses aprendendo a história de Santa Catarina e catarinenses a do Paraná.

Portanto, o pleito municipal deste domingo, 15 de novembro, feriado nacional – Proclamação da República – será observado com grande interesse tanto pelos catarinenses de Porto União quanto pelos paranaenses de União da Vitória.

Em União da Vitória, aptos para votar, estão registrados 38.848 eleitores e em Porto União 25.530 (número não pode ser exato), que irão às urnas para eleger os prefeitos, vices e vereadores (13 em União da Vitória e 11 em Porto União).

Em União da Vitória, para a sucessão do prefeito Santin Roveda, que decidiu não concorrer, o eleitorado tem cinco opções para a Prefeitura: Bachir Abbas (atual vice-prefeito); Pedro Ivo Ilkiv; Almires Bughay Filho (atual vereador); Nelson Pedroso e Sigley Narcizo.

Em Porto União são quatro os candidatos: o atual prefeito Eliseu Mibach; o atual vice-prefeito Percy Storck; o industrial Gilberto Knapki e o capitão do Corpo de Bombeiros Marcos Luciano Colla. 

200 candidatos para as Câmaras Municipais

Apesar do número de eleitores de União da Vitória e o Legislativo ter 13 vagas,  número de candidatos é exatamente o mesmo de Porto União, que tem menos eleitores e que tem 11 cadeiras no Legislativo; 100 candidatos a vereador em Porto União e também 100 em União da Vitória.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *