A celebração de dois “latifundiários”, demonstrando desrespeito aos agricultores de Porto União
Num vídeo postado nas Redes Sociais, o prefeito Eliseu Mibach, candidato à reeleição, e seu companheiro de chapa a vice Erico Rosenscheg, celebram rindo à beça os bons resultados que estão tendo com os altos preços pagos pela soja, erva-mate e pinnus. que é, na verdade, o resultado da desenfreada alta do dólar. Que de repente pode cair…
Travam, no vídeo, um diálogo feliz dos lucros fantásticos que estão obtendo nessa extraordinária circunstância que estamos vivendo, que com a pandeia empobrece a maioria e enriquece uma minoria, incentivando os agricultores que trabalhem mais, deixando as bodegas de lado, comprando mais áreas e plantando soja, erva-mate e pinnus. Como se existissem áreas adequadas para o plantio de soja e milho nas montanhosas áreas de Porto União.
Demonstrando, contudo, grande ignorância, com relação às condições geográficas de Porto União, que tem grande parte de seu território montanhoso, ocupado por pequenos e médios proprietários rurais.
Áreas aproveitáveis para o plantio de soja e milho estão localizadas no Pintadinho, Lança e Santa Cruz do Timbó. E nas mãos de alguns poucos, entre os quais o atual candidato a vice.
A erva-mate, realmente, depois do interesse inclusive de vários países, entre os quais o Japão, passou a ser um ‘bom negócio’, com sua produção sendo incentivada, principalmente a denominada sombreada, que está tendo grande sucesso no município paranaense de Cruz Machado (PR), que tem grande parte de seu território bem parecido com o de Porto União. Mas do Governo do Estado do Paraná e da Prefeitura os agricultores recebem incentivos especiais,
Num dos órgãos mais importantes do Governo do Estado de Santa Catarina, a Epagri, existe um programa de apoio ao incentivo à produção da erva-mate, mas o poder público de Porto União, através de uma Secretaria de Agricultura, que existe só para ser ocupada provavelmente por um ‘cabo eleitoral’, parece que nunca demonstrou interesse, ou com certeza competência.
Com exceção das poucas áreas planas propícias para o plantio de soja e milho, que estão nas mãos de alguns poucos, grande parte, como o candidato a vice, o território de Porto União é ocupado por pequenos e médios agricultores, que se dedicam à produção de milho, piscicultura, apicultura, suinocultura (em pequena escala) e muitos ainda na produção de leite, além de outras pequenas atividades.
Quanto a compra de terras, como afirma o prefeito no vídeo, para plantar pinnus, que demora bem mais de 12 anos, é uma sugestão sem conhecimento da realidade ambiental dele, mas que seu seu companheiro a vice é um contumaz desrespeitador.
Erico Rosenscheg, de perfil ‘humilde’. é realmente um companheiro ideal para vice de Eliseu Mibach, que não vai contestá-lo em nenhuma circunstância, concordando com tudo…
Por isso que não deu certo com Percy Storck, que tem visão e discute ideias, daí a sua total exclusão da administração.
No vídeo, naquela celebração do sucesso que estão tendo com os preços da soja, da erva-mate e do pinnus, o prefeito esqueceu de um detalhe importante: os bons resultados do grande volume dos seus aluguéis de imóveis que possui em Porto União e em União da Vitória. Ele tem também (mas que parece que veio de heranças…) grandes propriedades em General Carneiro, no Paraná, com muito pinnus e gado.
Observando a relação dos bens do prefeito apresentada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que totaliza mais de R$ 10 milhões, mas que certamente é bem mais, pois não é competência da Justiça Eleitoral conferir os valores reais dos imóveis declarados, consta um terreno em Nova Galícia, minha terra natal, onde nasci e permaneci sob os cuidados de meus avós maternos Maria Novacki Osga e Adão Osga até os 11 anos de idade.
Deve ser por isso que o prefeito está anunciando a revitalização da antiga estrada da Linha Velha de Nova Galícia…
Como me disse ontem um amigo, demonstrando irritação, que o asfalto, lá no bairro São Pedro, passou ao lado da rua de sua residência, mas na do lado, que tem propriedade do prefeito, o asfalto surgiu como um ‘um milagre’ . A informação é sigilosa e ao jornalista existe a prerrogativa de não revelar a fonte.
Ainda, só para conhecimento dos eleitores de Porto União, lembro que entre dos 883 candidatos a prefeitos nos 295 municípios de Santa Catarina, Eliseu Mibach é 7º mais rico.
E engraçado que um dia, em seu gabinete, ele me disse que não estava recebendo seus vencimentos de prefeito. Só fiz uma pergunta: A Lei Orgânica do Município (que é a Constituição do Município) foi alterada para que isso seja possível? Mas não houve reposta.