Fábrica de Oportunidades: entrevista com jovens para Árabi’s Esfiharia Porto União

Iniciativa que surgiu em conjunto com o projeto de Combate à Evasão Escolar, numa proposta constituída pela Vara da Infância e Juventude e o CEJUSC de União da Vitória, com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE). Nesta quinta-feira (22/10), nova etapa com o empresário Rafael Araújo, que entrevistou possíveis colaboradores para a franquia da Árabi’s Esfiharia, que funciona junto à Havan em Porto União, cujo principal objetivo: acesso ao emprego, mesmo sem nenhuma experiência. 

Para o juiz Carlos Mattioli, da Vara da Família e coordenador do CEJUSC, é uma oportunidade proporcionada inovadoramente pelo empresário parceiro, no caso Rafael Araújo. Seguido do apoio, no sentido de ajudar os jovens, intermediando este acesso, que para muitos é a primeira oportunidade de trabalho. “Sem precisar de experiência que é algo diferencial para quem busca a primeira oportunidade de emprego”, frisa. 

O papel do magistrado é articular estas parcerias com a iniciativa privada e entes públicos, mecanismos coletivos, no sentido de incentivar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Aproximando empresários e instituições, tendo o apoio do NRE na seleção de possíveis candidatos, junto das escolas que indicam alunos que buscam um emprego. 

Sem ficar apenas preso às ações do Poder Público, a iniciativa busca esta parceria com empresários locais. Eles oportunizam vagas de trabalho para jovens com perfil de vulnerabilidade socioeconômica, com menor chance de ingressar no mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (22/10) o empreendedor, que já fez primeira contratação anterior nesta modalidade, pretende oferecer emprego para mais um jovem, ao menos. 

“A ideia é simples, cabendo ao Judiciário o acompanhamento do jovem e do núcleo familiar antes e após o ingresso no mercado de trabalho, dando suporte ao empresário ou comerciante que concede a chance do primeiro emprego”, afirma o juiz Carlos Mattioli. “Ficamos contentes por mais está oportunidade e parceira, sempre auxiliando a comunidade”. 

A Árabi’s Esfiharia conta com 12 funcionários e busca ao menos mais um colaborador para compor o seu quadro de funcionários. De acordo com o empresário que administra a franquia sempre surgem oportunidades e a empresa busca jovens, geralmente sem experiência, justamente para treiná-los dentro da forma padronizada de trabalho e atendimento ao cliente. “Só é preciso boa vontade e querer aprender. Nós passamos toda a instrução”, completa. (Fotos e texto do  CEJUSC).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *