No Dia do Idoso, a constatação do descaso da Prefeitura de Porto União com o ‘Recanto Ruth Yelyta Forte’

Os idosos não têm mais o vigor da juventude, mas, com certeza, possuem uma invejável experiência de vida. E após essa trajetória, na qual parte dela se dedicaram, por meio do trabalho, ao desenvolvimento de sua comunidade, é justo que os idosos sejam tratados com dignidade, tendo acesso à educação, ao lazer e ao atendimento prioritário.

É o Estatuto do Idoso que garante esses direitos, mas, apesar de estar em vigor desde 2004, gestores públicos não atentam a essa lei. Além disso, os que simplesmente não dão o respeito que os mais velhos merecem.

Conhecer seus direitos é fundamental

Segundo o estatuto, é idoso todo indivíduo com idade igual ou superior a 60 anos. E se você se encaixa nesse grupo, esteja ciente das normas por ele estabelecidas. Esse é o primeiro passo para fazer com que elas se concretizem.

O mesmo é indicado para quem possui pessoas com essa faixa etária na família. O passe livre em ônibus é um dos direitos garantidos pela lei.

Para visitar alguém em outro estado, o idoso com renda de até dois salários mínimos não paga pela passagem. E, quando entravam na faixa etária dos 60, clientes de planos de saúde eram surpreendidos por aumentos excessivos na mensalidade, hoje essa prática é proibida pelo estatuto. O problema é que algumas empresas não a abandonaram totalmente. Elas ainda elevam o valor cobrado pelo serviço de forma exorbitante, embora isso aconteça mais cedo, geralmente quando o segurado atinge os 59 anos de idade.

Além das previstas pelo estatuto, vale mencionar outras conquistas. No município,  aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais podem pedir a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), desde que tenham renda mensal de até dois salários mínimos e sejam donos de um único imóvel, de até 80 m². 

Caso se sinta desrespeitado, denuncie

Ao ter algum dos seus direitos violados, é importante que o idoso ou seus familiares não se calem diante da injustiça. Faça a denúncia junto ao Procon e, se necessário, à Defensoria Pública. Quem abandona, engana ou pratica abuso contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos comete delito e pode ser obrigado a pagar multa ou, até mesmo, condenado à prisão.

Em Porto União

Em Porto União, os idosos não tem muitos motivos para comemorar a data. É que o Recanto Ruth Yelyta Forte, construído com dedicação por administrações anteriores, com a participação da comunidade, em área doada, está totalmente abandonado.

No Recanto Ruth Yelyta Forte, não somente no Dia do Idoso, eram realizados eventos frequentes, reunindo grande número de idosos, que cumpriam os mais variados programas.

Agora, aquele prédio está fechado, sem manutenção, com danos à vista até nas janelas.

Um gesto desumano de uma administração que se vangloria de ruas asfaltadas e algumas revitalizadas, pontes (algumas em riachos), portais e até monumentos, mas ignora um segmento da comunidade até vulnerável como a terceira idade, abandonando o Recanto Ruth Yelyta Forte.

E, também, da importância de um projeto de geração de renda e emprego, com sérios problemas na saúde e na educação (e a pandemia no caso do IDEB não é desculpa). É só verificar os índices de outros municípios do Estado.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *