22 de setembro. Já estamos na Primavera!

Quem define o dia e a hora do início e fim das estações do ano são os astrônomos e não os meteorologistas. O tempo meteorológico nem sempre está ajustado com o tempo astronômico. Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa o retorno da chuva e o aumento do calor. Primavera, na origem da palavra, é o “primeiro verão”.

A primavera de 2020 no Hemisfério Sul (outono, no Hemisfério Norte) teve início nesta terça-feira, dia 22 de setembro, às 10 horas e 31 minutos, pelo horário de Brasília. Para o uso comum, não científico, a hora e o minuto são suficientes. Mas para o cálculos de astronomia é preciso ter mais precisão e assim, não podemos arredondar a hora. 

Para os astrônomos, a primavera de 2020 no Hemisfério Sul (outono no Hemisfério Norte) se iniciou também no dia 22 de setembro, mas às 10 horas 30 minutos e 36 segundos (horário de Brasília). Neste dia e hora passamos pelo equinócio da primavera. Neste dia, diversos eventos astronômicos ocorrem e podem ser observados, especificamente, no dia do equinócio ou durante essa bela estação do ano.

O que é equinócio?

Do latim, a palavra “equinócio” é descrita como aequus, que significa “igual” e nox, que significa “noite”. Assim sendo, podemos afirmar que equinócio significa duração igual do dia e noite.

É exatamente isso que ocorre no Brasil durante o equinócio da primavera ou do outono. A duração do dia é a mesma que a da noite.  No restante do ano, essa duração se modifica, sendo que no Solstício de Inverno ocorre a noite mais longa do ano e no Solstício do Verão ocorre a noite mais curta do ano. (Clima Tempo).

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *