No Dia da Independência, a inauguração da revitalização do “Altar da Pátria” – a Praça Coronel Amazonas

No Dia da Independência (7 de setembro), a inauguração da revitalização do “Altar da Pátria” em União da Vitória – A Praça Coronel Amazonas!

José Cleto, prefeito de União da Vitória de 1947 a 1951 do século passado, construiu e inaugurou a Praça que acabou recebendo o nome do primeiro prefeito: Coronel Amazonas. 

Na inauguração, o prefeito Cleto – está em seu livro que relata todas as ações de sua administração – denominou a Praça de “Altar da Pátria”, diante do mapa do Brasil, com sua revitalização coincidentemente inaugurada quase sete décadas depois, no ano 2020 do século 21 pela administração do prefeito Santin Roveda/Bachir Abbas, no dia 7 de Setembro, data consagrada à Pátria.

Com recursos disponibilizados – mais de R$ 1,5 mil – pelo Governo do Estado, após a elaboração do projeto por equipe da Prefeitura Municipal, com a interferência direta do então chefe da Casa Civil Valdir Rossoni e o apoio dos deputados Hussein Bakri (atual líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa), Bernardo Carli (de saudosa memória) e Alexandre Curi, a sonhada obra de revitalização da principal praça de União da Vitória, foi autorizada.

Primeira licitação “trombou” na incompetência da empresa vencedora, obrigando prefeito a determinar o cancelamento do contrato.

Aí, a paralisação por meses, até a concretização de um novo processo licitatório, com a empresa vencedora tendo todas as condições técnicas para executar o projeto.

Os transtornos causados pela primeira empresa foram os responsáveis diretos pela demora da concretização do projeto, mas felizmente a obra foi concluída.

E no dia do 198º aniversário da Independência do Brasil, numa cerimônia respeitosa, com ato cívico – com o hasteamento das bandeiras de União da Vitória, do Paraná e os hinos Nacional e da Independência – aconteceu a inauguração da revitalização da Praça Coronel Amazonas.

E o prefeito Santin Roveda conduziu a cerimônia respeitosamente, demonstrando seu elevado espírito de um jovem político que tem plena consciência da importância do respeito à democracia e ao estado de direito e, sobretudo, de reconhecimento a todos quantos estiveram envolvidos no projeto.

Presentes ao ato, com direito falar, o ex-chefe da Casa Civil Valdir Rossoni e o deputado Hussein Bakri, atual líder do governador Carlos Masa Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, representando no ato inaugural o governante estadual.

Os oradores, inclusive o prefeito Santin Roveda, lembraram que todos os processos de algumas das principais obras com recursos do Governo do estado, foram iniciados na gestão do Beto Richa, passando por Cida Borghetti, mas que não sofreram solução de continuidade na gestão do atual governador Carlos Massa Ratinho Junior, graças ao deputado Hussein Bakri.

A parte cívica, como descrito no início deste texto, foi, sem a menor dúvida, a maneira mais patriótica possível para a administração municipal comemorar os 198º da Independência do Brasil, num período dramático, não só para nosso país, mas para toda a humanidade. E isso aconteceu.

A Praça Coronel Amazonas – o “Altar da Pátria” do prefeito José Cleto, na frente Catedral Sagrado Coração de Jesus, está pronta e deve ser visitada por toda a população.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *