Mesmo sem aquele emocionante desfile cívico, vamos lembrar da magna data da nossa Pátria

A pandemia da covid-19 transformou este 2020 num ano totalmente anormal, não só para os brasileiros, mas para toda a humanidade. 

A pandemia atinge uma das mais importantes datas do Brasil – 7 de Setembro, que neste ano marca a passagem dos 1988 anos da Independência do Brasil. 

O tradicional desfile de 7 de setembro, que há décadas reúne milhares de pessoas nas ruas de Porto União da Vitória e de todas as cidades do Brasil, está cancelado.

Mas desfiles virtuais estão previstos para lembrar a data, a mais importante da história da nação brasileira.

Nas cidades irmãs do Vale do Iguaçu ( às 09 horas), a partir das das esquinas das avenidas Bento Munhoz da Rocha Netto com a Manoel Ribas, passando pela rua Matos Costa e 7 de Setembro, será realizada uma grande carreata.

Os organizadores do evento patriótico e cívico estão convocando a população que participem da carreata, de preferência portando bandeiras do Brasil.

Solicitam, contudo, que a carreata deve ter objetivo único de homenagear a data que marca os 198 anos de Independência do Brasil, apenas com sentimento de patriotismo, sem manifestação de caráter de ideologia partidária.

O 7 de Setembro

O dia 7 de setembro é mais do que uma simples data para nós brasileiros, ele simboliza o início da liberdade de uma pátria. De uma história de dominação e controle de uma nação, que por fim ganhou sua independência. Comemorar esta data é de grande relevância para que entendamos a nossa própria história.

No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil as margens do Rio Ipiranga e trouxe “Independência ou morte!” como um marco histórico do país. A partir de então, desvinculamos nossos laços coloniais com Portugal e iniciamos um novo período cultural, sociológico e histórico no país.

Mais do que apenas entender o contexto dessa data comemorativa, o 7 de setembro deve ser lembrado como um dia para nunca ser esquecido. Com a colonização e o domínio político, diversas rupturas foram instauradas na estrutura social, cultural e política do Brasil. 

Como uma nação autônoma, construímos uma identidade alegre, forte, vibrante e lutadora. Conquistamos nossa democracia, resistimos por diversas vezes, gritamos, acreditamos, torcemos, cometemos erros e como qualquer liberdade, tiramos algum ensinamento para que possamos corrigir nossos atos posteriormente.

Lembrar essa data é mais um passo para um futuro harmonioso e com menos problemas sociais. Lembrar da nossa história, da nossa luta diária e das nossas conquistas levam o patriotismo no peito e reforçam a ordem e o progresso que levamos na nossa bandeira – Ordem e Progresso!

O dia da Independência foi um ponto de partida para algo muito maior, para uma democracia que necessita ser cada vez mais justa e cada vez mais respeitada, para uma liberdade não só de um povo, mas uma liberdade de expressão e de pensamento. Precisamos passar bons ensinamentos, preservar e defender nossa própria história, reforçar a nossa cultura e fazer da nossa nação, uma nação consciente e inspiradora.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *