A presença da mulher na vida pública de Porto União e de União da Vitória
O pleito municipal de 2020, pelas circunstâncias extraordinárias que estamos vivendo pela pandemia, provocando até a transferência do pleito de outubro para novembro, principalmente para a Câmara Municipal, poderá trazer mudanças significativas, até porque, como acontece de tempos em tempos, a saída de nomes que ocupam o cargo por um período considerado ‘longevo’, são ‘convidados’ a sair.
O que se nota, nas redes sociais, agora disponíveis para todos, em nossas cidades surgem muitas mulheres dispostas a ter participação ativa na vida pública, tanto na Câmara Municipal e até no Poder Executivo.
Em União da Vitória, além das pré-candidatas ao Executivo – Syglei Narcizo e Paula Fernanda Quaglio -, nomes femininos para o Legislativo estão sendo anunciados.
Em Porto União também, entre as quais está a fisioterapeuta e empresária Mariane Schorr Caesar, atual presidente do Democratas Mulher, que anunciou sua pré-candidatura à vereadora, com condições até de disputar cargo majoritário.
Atualmente, dos 11 vereadores de Porto União, apenas uma representante feminina: a médica Salime Farah. Em União da Vitória, dos 13 representantes, duas mulheres: Alandra Roveda e Sandra Kich Pinheiro.
Como em 2018 para deputados estaduais/federais, senadores, governadores e presidente da República, neste pleito de novembro, o fenômeno da renovação pode ser repetido.