Deputado federal Emerson Petriv/PROS (Boca Aberta) é condenado pela Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral de Londrina condenou o deputado federal Emerson Petriv (Pros), que responde pelo codinome de Boca Aberta, por propaganda eleitoral antecipada e pesquisa de intenção de voto não registrada na Justiça Eleitoral. A queixa foi feita pelo Partido Liberal.
A Justiça considerou que outdoors em que o deputado aparece ao lado da esposa e do filho Boca Aberta Júnior, que é deputado estadual, caracterizam propaganda eleitoral antecipada, disfarçada de prestação de contas de seu mandato parlamentar.
O deputado tem três dias para retirar os outdoors, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de desobediência. As empresas de propaganda foram intimadas a informar quem produziu o conteúdo e pagou a exposição dos outdoors.
Boca Aberta também terá de retirar das redes sociais e demais veículos de comunicação, no prazo de 24 horas, pesquisa sobre intenção de voto para prefeito de Londrina. Ele é pré-candidato à Prefeitura, como atestou o despacho da Justiça Eleitoral. Se descumprir a determinação, será multado – o valor pode ultrapassar R$100 mil. As duas decisões foram publicadas no final da noite de quinta-feira. (Blog de Fábio Campana).
Valdir Rossoni
Boca Aberta tem vários outros processos, sendo um deles na Comissão de Ética da Câmara Federal. Se for cassado, ou se eventualmente for eleito prefeito de Londrina, sua cadeira no Congresso será ocupado por Valdir Rossoni.