No dia que completa 57 anos, prefeito Eliseu Mibach confirma que é candidato à reeleição
O prefeito Eliseu Mibach (Porto União), que nesta quinta-feira (23/07/2020) está completando 57 anos, confirmou que está mesmo disposto à concorrer a mais um mandato no comando da Prefeitura Municipal.
Mibach, como é tradição, deve receber muitos cumprimentos de amigos, eleitores e seguidores, mas num momento difícil e muito preocupante diante da gravidade da pandemia que a população porto-unionense, o estado, o país e o mundo vivem.
Se for candidato à releição e conquistar mais um mandato, Eliseu, que começou no final do século 20 (1998), passando para o início do século 21 (2000), será o ocupante do cargo mais longevo desde a instalação do município em 05 de setembro de 1917. Se for reeleito, serão 18 anos como prefeito.
Em dezembro de 1998 assumiu na condição de vice-prefeito em consequência do trágico falecimento do titular Alexandre Passos Puzyna.
Em 2000, depois de implantar um novo e rigoroso sistema de administrar, foi candidato a um mandato então como titular, sendo eleito com mais de 60% dos votos válidos.
Em 2004, com mais quatro anos considerados como excelentes pelo eleitorado, viu seu vice-prefeito Renato Stasiak ser eleito, também com mais de 60% dos votos válidos.
Nos pleitos seguintes – 2008 e 2012 – não foi eleito, mas em 2016 venceu o pleito, iniciando um novo mandato e já no primeiro ano vivendo as emoções do centenário de instalação do município.
Ao assumir em janeiro de 2017, depois de vencer no pleito de 2016, como nos seus seis anos de 1998 a 2004, adotou novamente aquele mesmo estilo de administrar, mais centralizador, com uma equipe de secretários e assessorias reduzidas.
Nesse atual mandato, além de marcar sua gestão com as comemorações do centenário do município, chega no último ano sofrendo os transtornos da pandemia, um problema realmente grave.
Mas ao informar que será candidato à reeleição, demonstrou não estar com receio dos desafios que virão pós pandemia. E ao completar 57 anos deve estar consciente de que o desafio de pleitar mais um mandato não será tarefa fácil.
Agora são três, mas pode ter um quarto
Com a confirmação de que será candidato à reeleição já são três os pré-candidatos: Percy Storck (atual vice-prefeito), Gilberto Knapk e o próprio prefeito.
Outros podem surgir
O Democratas já está anunciando os nomes de seus pré-candidatos à Câmara Municipal e tem pelo menos três nomes para formar a chapa majoritária – prefeito e vice.
O Partido Popular (PP) também tem lista de pré-candidatos ao Legislativo e analisando a possibilidade de coligar na majoritária, ou até mesmo lançar candidato próprio.
O MDB (que não é mais PMDB) tem nomes fortes, entre os quais o ex-prefeito Renato Stasiak que, pelo menos por enquanto, não demonstra nenhuma vontade de concorrer novamente, já que foi vice e prefeito duas vezes.
Também o PL já anunciou que tem três nomes dispostos a formar chapa majoritária: Carlos Roderlei Pinto (vereador), Marcelo Storck (jornalista) e Aloísio Salvatti (ex-vice-prefeito).
Existem também outros partidos, como o PSL do governador Carlos Moisés da Silva (que está com pedido de impeachment na Assembleia Legislativa) e ex-partido do presidente Bolsonaro, que está formando o Aliança pelo Brasil, além de tantos outros, pois são mais de 30 registrados na Justiça Eleitoral. Uma ‘fantástica’ lista de partidos políticos…