2º Dedica Estadual tem lançamento de projeto, com a presença de autoridades e palestra

O Programa Cuide-se foi lançado em coletiva de imprensa que antecedeu a abertura do 2º evento estadual dedicado aos profissionais de educação da região de União da Vitória. O secretário de Estado da Educação, Renato Feder, e o deputado estadual Hussein Bakri participaram da abertura dos trabalhos, juntamente com promotor de Justiça, Júlio Ribeiro de Campos Neto, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Carlos Polsin e juiz da Vara da Família de União da Vitória, Carlos Mattioli.

            O 2º Dedica Estadual teve palestra do juiz Carlos Mattioli com o tema: Efeitos da Pandemia na educação. Antes disso, o magistrado falou com os jornalistas, juntamente com Carlos Polsin, sobre o programa Cuide-se. O intuito é fomentar o auxílio aos profissionais de educação para lidar com as dificuldades das mudanças decorrentes da pandemia e da suspensão das aulas presenciais. Com encaminhamento individual de links de uma plataforma virtual que contêm dados e apontamentos para questões específicas, por especialistas.

            Por meio do link da plataforma, enviado ao WhatsApp, os educadores têm acessos individualizados a vídeos curtos e objetivos, em que são dadas dicas pontuais, sugestões e informações importantes sobre a saúde física, mental e psicológica. “Vamos de encontro às necessidades, já temos a Rede de Ajuda CEJUSC/Coronavírus – RAC que auxilia. O Cuide-se visa detectar estas situações e ajuda na superação”, explica Carlos Mattioli.

            Já na sua fala, durante a abertura oficial, além do Cuide-se, o juiz destacou outra iniciativa que visa suprir a falta de equipamentos para acesso às aulas e conteúdos virtuais. O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) promove, junto da RAC e Cuide-se, uma campanha de doação de computadores, tablets e celulares. O objetivo é o repasse para crianças e adolescentes que não tem condições de adquirir e carecem dos equipamentos para estarem dentro do ambiente virtual das aulas.  

            Participação de autoridades

            Renato Feder falou sobre as ações no estado do Paraná que tem a maior quantidade de acessos dentro da plataforma do google na educação, em torno de 350 mil salas virtuais ministrando aulas, com o maior número de usuários de todo o planeta conectados. São em torno de 13 mil aulas virtuais ministradas por dia e quatro milhões de lições de casa feitas, com informação sobre ‘quem faz e quem não faz’. “A gente está no meio de revolução na educação e nós vamos deixar a marca do Paraná”, disse.            

O secretário parabenizou a iniciativa, segundo ele pioneira, de buscar doações de equipamentos de informática e celulares para repasse aos estudantes. “Não conheço e não vi nada parecido”, frisou. Também destacou a presença do líder do governo, deputado Hussein Bakri e papel dos educadores neste momento difícil da ausência de aulas presenciais e necessidade de, em curto espaço de tempo, adaptar-se ao meio virtual e manter a educação em funcionamento. Discurso seguido por Carlos Polsin e destacado pelo promotor Julio Ribeiro, em suas falas durante a abertura oficial.

            Hussein Bakri agradeceu o convite e mencionou o protagonismo de Carlos Mattioli junto do promotor Julio Ribeiro no trabalho de combate à evasão escolar. Citando que esta iniciativa, e outras que vieram neste mesmo quesito, são exemplos para o Paraná. “Quero parabenizar este lado social e humano de vocês”, afirmou. Citando de que o trabalho não está sendo fácil para ninguém, mas o NRE tem atuando para suprir estas demandas. “Dedicado. A hora dele chegou e ele está fazendo um grande trabalho”, definiu sobre Carlos Polsin.

            Mesmo diante do cenário difícil, o parlamentar destacou que o setor educacional não está se omitindo e sim agindo para não deixar as aulas ausentes. Mesmo, ciente dos inúmeros desafios e dificuldades. Na seara do retorno às aulas presenciais, Bakri que presidente a comissão de educação, afirmou que não sem uma expectativa, ainda, sobre como voltar. Tudo será decidido com base em questões de saúde. Além da necessidade de pensar num distanciamento, muitos alunos das atuais escolas particulares tendem em migrar ao público.           

            Efeitos da Pandemia na educação

            Após uma apresentação cultural de RAP, dentro da temática do Covid-19 Carlos Mattioli palestrou sobre vários pontos relacionados à preocupação sanitária para agir e para o retorno às aulas presenciais. Ainda sem qualquer previsão. O magistrado focou em demandas recebidas por meio da RAC e diálogo entre o NRE, Vara da Família e Ministério Público. Aspectos ligados ao acolhimento psicológicos, como o medo de se contaminar com o Coronavírus foi abordado.

            Diante disso, quem tem maior ansiedade e sofre outras consequências em razão do período que vivemos, segundo o juiz deve ter maior atenção e cuidados de prevenção da saúde mental e psicológica. Um segundo ponto é o isolamento social, e o trabalho em casa. Saber dosar o equilíbrio entre o trabalho e convivência doméstica, mantendo o ambiente profissional e familiar, com mecanismos de rotina que diferenciem estes aspectos e não prejudiquem o emocional e nem o trabalho de casa em si. “Há preceitos psicológicos que precisamos seguir”, explicou. Em síntese, mecanismos para trabalhar a mente e não levar ao adoecimento por conta disso. Estabelecer prioridades, listar tarefas e se organizar são sugestões. Também, a orientação do juiz é de reservar espaços para entretenimento e regras para respostas por mensagens.

Carlos Mattioli destaca que o julgamento da sociedade é inevitável. Ainda assim, o magistrado disse não ter dúvida de que a figura do educador vai se sobressair e ter maior reconhecimento após a pandemia. “Não temos dúvidas disso”, ressaltou. Colocando o aparato da RAC e Cuide-se à disposição de todos, visando dar o apoio psicológico e social para todos, o magistrado ressaltou que a parceria com a “Educação” continua.  (Texto e foto da CEJUSC/VARA DA FAMÍLIA)

Serviço: O atendimento ao público, em União da Vitória – Vara da Família/CEJUS, continuará sendo realizado de forma remota, pela disponibilização de contato com a equipe de atendimento através dos telefones e e-mails abaixo relacionados:

CEJUSC – Balcão virtual

– Segundas, terças e quintas-feiras: (42) 3309-1940 (chamadas e WhatsApp) – das 12h30 às 16h30

– Segundas, quartas e sextas-feiras: (42) 3309-1942 (chamadas e WhatsApp) – das 12h30 às 16h30

E-mail: vffs@tjpr.jus.br e/ou atendimentovarafamiliauva@gmail.com

VARA DA FAMÍLIA

MARELI REGINA PEDRON 42 98823-6091

CLEIDI TEREZINHA SCHNORR 42 98425-1565

FRANK BINDEMANN 42 9810-9399 / 42 3522 5067

VANESSA SESTERHENN (42) 99837-5343

E-MAIL: mpn@tjpr.jus.br

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

MARI ESTELA KINDRAT 42 99962-5999

DIOSNEI RICARDO BOGDAN 42 99975-8050

E-MAIL: mek@tjpr.jus.br

GABINETE MAGISTRADO

Juiz CARLOS EDUARDO MATTIOLI KOCKANNY

WhatsApp 42 99132-2222

Instagram e Facebook Carlos Mattioli

E-MAIL carlosmattioli@hotmail.com

PROGRAMA RAC – Acolhimento e Primeiros Socorros Psicológicos – Covid19 (indicação pessoal ou para indicação de terceiro que precisa de ajuda);

INSTAGRAM: @rededeajudacejusc

E-MAIL: rededeajudacejusc@gmail.com

FACEBOOK: CEJUSC – União da Vitória / Vara da Infância, Juventude e Anexos.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *