Prefeito Santin Roveda coordena entrevista coletiva com o objetivo de esclarecer situação da pandemia em União da Vitória

Nesta segunda-feira (13) o prefeito Santin Roveda, tendo ao seu lado o vice-prefeito Bachir Abbas e o secretário da Saúde, médico Ary Carneiro Junior, coordenou entrevista coletiva à imprensa com o objetivo de esclarecer à população de União da Vitória sobre as ações e os números da Covid-19.

O prefeito explicou todas as ações implementadas pelo Poder Executivo para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Segundo Santin decretos foram editados pelo Município primando pela saúde pública da população.

O secretário Ary Carneiro Junior fez ampla exposição da situação da pandemia em União da Vitória, apresentando os números das pessoas com casos suspeitos, confirmados e curados, que tem sido significativo.

Uma explicação detalhada do protocolo adotado para atendimento de casos foi feita pelo secretário, incluindo sobre o kit de medicamentos que estão sendo utilizados, com resultados positivos. Mas lembrou, lamentando, de uma morte registrada recentemente.

Gráficos com os números das pessoas com casos, no centro, nos bairros e no interior por faixa etária foram apresentados na entrevista. Nos gráficos, uma surpresa: o menor número de casos envolve os idosos, na faixa etária de 70 a 80 anos. Significa que os idosos estão levando mais a sério as recomendações protetivas determinadas.

As faixas etárias com maior número de casos está entre 20 e 29 anos, 30 a 39 anos e 40 a 49 anos. Essa situação foi esclarecida pelo secretário, poque envolve trabalhadores.

Outro detalhe importante dos casos: 53% é feminino e 47% é masculino.

No gráfico a constatação dos bairros com maior números de casos: Rio da Areia, São Bernardo, Rocio, Salete e São Braz. 

O vice-prefeito Bacchir Abbas lembrou da importância do isolamento social, a devida higienização das mãos é a forma mais segura de evitar o contágio do coronavírus.

“É necessário seguir todas as orientações dos órgãos competentes, para as medidas de prevenção. Mas não podemos criar pânico. Precisamos checar as informações, antes de sair compartilhando qualquer notícia a respeito do assunto”, lembrando de informações infundadas disseminadas, as chamadas fake news. 

Questionado quanto a estrutura do município para o enfrentamento da pandemia, o secretário Carneiro Junior disse que o Hospital São Camilo  e APMI estão com UTIs disponíveis, equipadas com respiradores.

Todas as unidades de saúde do município estão funcionando, mas com atendimento prioritário para pacientes sintomáticos ( que são dores no corpo, febre, tosse e problemas respiratórios). Os pacientes que apresentarem quaisquer outros sintomas são monitorados pela Secretaria de Saúde.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *