“Sempre há uma esperança”. destaca a professora Cláudia Bonk
O III DEDICA Municipal – Educação em Tempo de Pandemia – teve uma live com a professora Cláudia Bonk, nesta quarta-feira (1º/07). O tema foi ‘Inteligência Emocional’ e trouxe a experiência de vida com requinte da estudiosa que compartilhou conhecimento e orientou ser ‘positivo e ter esperança’, como orientação para ‘viver bem’.
A iniciativa é um programa derivado do Projeto de Combate à Evasão Escolar, sendo organizado pela Secretaria de Educação de União da Vitória, CEJUSC e Vara da Infância e Juventude de União da Vitória, com apoio da Escola da Magistratura do Paraná e Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu).
Por conta das dificuldades verificadas em tempos de pandemia a secretaria municipal de Educação, o CEJUSC e a Vara da Infância e Juventude têm buscado trabalhar temas ligados aos aspectos da saúde mental dos educadores, alunos e demais envolvidos com a educação para auxiliar no enfrentamento da crise.
“O DEDICA é um programa que busca ajudar e apoiar trabalhos direcionados às crianças, adolescentes e jovens”, explica o juiz Carlos Mattioli, coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e Vara de Família da Comarca de União da Vitória.
Na abertura, o secretário municipal de Educação, Ricardo Brugnago, frisou de que o trabalho, de forma virtual e no repasse de conteúdos, tem sido feito com muito empenho por parte de todos os profissionais de educação.
Quanto ao retorno presencial, somente quando houver condições de segurança e saúde para toda a comunidade escolar. Ele também destacou a parceria com o CEJUSC e Vara da Família no sentido de dar o respaldo de apoio, em especial para superar dificuldades relacionadas ao momento de pandemia. “É um juiz que de fato a gente sabe da competência e do trabalho que faz em prol da nossa sociedade”, disse.
Carlos Mattioli reafirmou o compromisso de trabalhar ‘pelo bem comum de todos’ e detalhou a rede de atendimento mobilizada pelo CEJUSC e Vara da Família. De forma remota, mas dando o suporte necessário para amenizar os efeitos do Coronavírus, toda a equipe segue atendendo pelas redes sociais e email.
“O atendimento é sigiloso é reservado ninguém vai ficar sabendo quem é o professor, o educador que procura. Não temos limite de idade, não tem dia. Quer mandar três da manhã, lá no outro dia cedinho a gente responde”, afirmou o magistrado. Os casos são direcionados à equipe e respondidos na maior agilidade possível.
A palestrante falou sobre uma temática que tem relação com a vida de grande parte da sociedade. A busca por realização pessoal, conquistas e êxitos, mas momento de depressão, sobretudo na vida emocional. As ondas de altos e baixos são inerentes a vida normal das pessoas.
Em síntese, a palestra, com base no exemplo da própria vida de Cláudia Bonk, ilustrou estratégias de superação. Gostar de si própria, equilibrar razão e emoção. Não cuidar nem tão somente de si e nem só dos outros. Só o conhecimento, segundo ela, não traz inteligência completa. Carece da interação e de ter perspectiva positivas e de esperança.
Para compreender melhor esta abordagem, fica disponível o link da palestra. Nela, é possível observar com mais precisão e ampliar o entendimento sobre estes conceitos. Inclusive com dicas e orientações de ações que a própria palestrante seguiu para encarar desafios e alcançar êxito, emocional e racional. Link: https://www.youtube.com/watch?v=xIGMuyPp0uA.
(Texto e foto da Assessoria CEJUSC/Vara da Família).
Serviço: O atendimento ao público, em União da Vitória – Vara da Família/CEJUS, continuará sendo realizado de forma remota, pela disponibilização de contato com a equipe de atendimento através dos telefones e e-mails abaixo relacionados:
PROGRAMA RAC – Acolhimento e Primeiros Socorros Psicológicos – Covid19 (indicação pessoal ou para indicação de terceiro que precisa de ajuda); INSTAGRAM: @rededeajudacejusc.E-MAIL: rededeajudacejusc@gmail.com. FACEBOOK: CEJUSC – União da Vitória / Vara da Infância, Juventude e Anexos.