Núcleo Regional de Educação, Promotoria e Justiça mobilizados pela educação da pandemia em União da Vitória
A Educação é dos setores que mais sofreram com as mudanças decorrentes da pandemia com a suspensão das aulas no formato tradicional, influenciando significativamente no cotidiano de alunos, famílias e professores. Nesse sentido o Núcleo Regional de Educação, Vara da Infância e Juventude, Cejusc e Promotoria de Justiça encontram-se mobilizados na continuidade das atividades escolares, na busca de soluções para o não aumento da evasão escolar, no preparo para a futura retomada das aulas, assim como para incrementar propostas de cuidado com a saúde mental e psicológica de educadores, alunos e família.
No próximo dia 09 de junho, as 13 horas, a parceria entre as instituições apresentará a segunda “live” do projeto DEDICA (Capacitação para a Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), com palestras da Psicóloga Marly Perrelli sobre os “aspectos psicológicos na pandemia”, e do Juiz de Direito Carlos Mattioli, tratando dos “efeitos da pandemia na educação”.
O DEDICA, que é um programa derivado do Projeto de Combate à Evasão Escolar, executado há doze anos, o qual já recebeu diversas premiações institucionais e referências elogiosas, inclusive em outros Estados da Federação.
A programação de 2020 iniciou no dia 26 de maio, e contou com parceria inédita com a Escola da Magistratura do Estado do Paraná para transmissão “online” sem limite de inscritos. A abertura do Dedica contou com apresentações artísticas ao vivo de alunos do Colégio Estadual Santa Bárbara do Município de Bituruna, e recepção inicial do Chefe do Núcleo de Educação de União da Vitória, Professor Carlos Polsin, do Juiz de Direito Carlos Mattioli, do Promotor de Justiça Julio Ribeiro Campo Neto, com encerramento ao final pela assistente técnica do Núcleo Professora Francielli Maltauro.
Nas palestras foram abordadas as temáticas: “Saúde mental: questões que afligem adolescentes” com o Dr. José Saraiva Junior, e a Atuação do Ministério Público na Defesa da Saúde de crianças e Adolescentes com a Dra. Rosana Maria Longo. (Texto e foto do CEJUSC e NRE).