Polícia Federal faz Operação Placebo no Rio de Janeiro, com busca e apreensão até na residência do governador Wilson Witzel

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), operação que apura indícios de desvio de recursos públicos destinados ao atendimento do estado de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19

A Operação Placebo mira o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Uma equipe de policiais federais chegou de Brasília à capital fluminense por volta das 5h30 e se deslocou para o Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador. A antiga residência ocupada por Witzel e o escritório de advocacia da mulher dele, Helena Witzel, também são alvos de busca e apreensão.

Os agentes também vasculham a casa do ex-subsecretário de Saúde Gabriell Neves, preso no último dia 7.

Witzel foi eleito governador do Rio de Janeiro na esteira da enxurrada de votos do presidente eleito Jair Bolsonaro, mas vem se constituindo agora num de seus principais adversários. No vídeo daquela reunião ministerial do dia 22, Bolsonaro se referiu a Witzel como ‘aquele estrume’. 

A Operação Placebo investiga a suspeita de desvios ligados ao Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde para a construção de hospitais de campanha para enfrentamento da covid-19.

Ao todo, participam da operação 15 equipes da PF, que cumprem 12 mandados de busca e apreensão, dez na cidade do Rio e dois em São Paulo.A PF afirma que foi identificado um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema estadual de saúde.

No último dia 14, a PF desencadeou a Operação Favorito, que apreendeu R$ 2 milhões com suspeitos de participarem de um esquema de fraudes em contratos de prestação de serviço para Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) firmado entre o governo estadual e organizações sociais (OSs) de saúde. (Congresso em Foco).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *