Região Sul do Brasil em alerta para temporais já nesta quinta-feira (21)

A Região Sul do Brasil vem passando por um grave problema de estiagem por causa da falta de chuva desde o começo do ano. Mas uma grande frente fria avança sobre a região nos próximos dias e devem provocar chuva em todos os estados. Porém, a chuva vai aliviar apenas momentaneamente a situação de seca em alguns locais. 

A Região Sul do Brasil entra em alerta nesta quinta-feira para temporais. Áreas de baixa pressão atmosférica se intensificam entre o Brasil, o Paraguai, o norte da Argentina e o Uruguai gerando nuvens bastante carregadas,que começam avançar também sobre o Brasil. 

Uma nova frente fria começa se organizar a partir dessas áreas de instabilidade e avança de vez sobre o centro-sul do Brasil durante a sexta-feira.  Além de temporais, essa frente fria deve trazer uma forte queda de temperatura para todos os estados da Região Sul  Brasil nos próximos dias. 

Para esta quinta-feira, 21 de maio, ainda não há previsão de chuva para  Curitiba e nem para o norte e centro-oeste do Paraná. A região do Vale do Itajaí, o Litoral Norte de Santa Catarina e Florianópolis ainda não devem ter chuva nesta quinta-feira, apenas aumento da nebulosidade e do vento.

Risco de temporais

Esta quinta-feira, 21, é com alerta para temporais em muitos locais do centro-oeste Sul do Rio Grande do Sul. Para Porto Alegre, para outras áreas do Rio Grande do Sul e para o centro-oeste e sul de Santa Catarina e também do Paraná, a previsão é de aumento de de nebulosidade  e pancadas de chuva com raios à noite.  Há risco de chuva moderada a forte. 

Mais chuvas na sexta-feira (22)

Para a sexta-feira 22 de maio, a previsão é de mais chuva nos três estados da Região Sul do Brasil.  A frente fria avança sobre a Região deixando nuvens carregadas ao longo do dia, que podem provocar chuva forte e volumosa em muitas áreas. A temperatura começa a baixar. 

 Vento e frio no fim de semana

Durante o fim-de-semana, as áreas de chuva enfraquecem sobre o Sul do Brasil, mas no sábado, 23, ainda chove nos três estados.  A presença de um ciclone extratropical na costa da Região Sul provoca fortes rajadas de vento.  

É durante fim de semana que o ar frio de uma nova massa de ar de origem polar avança com força sobre o Sul do Brasil causando acentuada queda da temperatura.  

Começa a esfriar no sábado, mas o frio aumenta no domingo. A madrugada do domingo será gelada. As nuvens carregadas saem do Sul do Brasil e o sol volta a predominar. (Com informações do CLIMATEMPO).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *