Conheça os números do coronavírus/covid-19 no Brasil e no Mundo
O Poder360 publica diariamente 1 relatório sobre a trajetória do coronavírus no Brasil e no mundo. Eis os dados do início desta 2ª feira (18.mai.2020).
- casos – 241.080 (+7.938 em 1 dia);
- mortes – 16.118 (+485 em 1 dia);
- recuperados – 94.112 (+4.510 em 1 dia).
MÉDIA MÓVEL DOS ÚLTIMOS 7 DIAS
- casos – 11.197 por dia;
- mortes – 784 por dia.
O cálculo da média móvel é uma forma de matizar variações abruptas diárias no número de casos e mortes registrados, considerando que estes números tendem a ser subnotificados nos fins de semana.
Nesta 2ª feira, São Paulo retoma o esquema tradicional de rodízio de carros. Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), o rodízio ampliado e mais restritivo não surtiu efeito no índice de isolamento da cidade –que ficou abaixo de 50% durante a última semana de aplicação.
No Rio de Janeiro, o secretário de Saúde, Edmar Santos, foi demitido. A decisão teria sido tomada pelo desgaste provocado por denúncias de fraudes na licitação para a compra de respiradores para hospitais. Niterói permitirá a retomada gradual das atividades na 5ª feira (21.mai). Lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e serviços médicos e odontológicos estarão no rol permitido.
Eis as notícias em outros Estados e municípios:
- Salvador encerra isolamento – expira nesta 2ª feirao decreto que proíbe atividades não essenciais na capital baiana. O prefeito ACM Neto(DEM) avalia se flexibilizará algumas restrições;
- comércio reabre em Brasília – as atividades voltam de forma gradual. Podem abrir nesta 2ª feira lojas de calçados e roupas, serviços de corte e costura e lojas de extintores no período de 11h às 19h. Medidas de segurança devem ser cumpridas
- CE flexibiliza distanciamento – o governo apresenta nesta 2ª plano para relaxar a quarentena. O programa deve se dividir em 4 fases e as atividades serão liberadas de acordo com “grupos prioritários”. Setores de baixo risco sanitário e alto impacto econômico ou social devem ser autorizados a retomar as atividades.
- alívio do lockdown em MA – O lockdownem São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa terminou ontem. O governador Flávio Dino (PC do B) disse que afrouxará a partir de hoje as regras.
A COVID-19 NO MUNDO
Até as 23h de domingo, havia 4.801.875 infectados e 316.671 mortes em todo o planeta.
O Poder360 destaca fatos sobre o coronavírus nos países onde há maior número de infectados:
- Estados Unidos – Trump reúne-se hoje com representantes da indústria de restaurantes. O grupo pede 1 programa de proteção. A crise causada pelo coronavírus pode fazer com que a economia norte-americana caia de 20% a 30%, disse o presidente do Fed, Jerome Powell.
- Espanha – governo autorizou a retomada de treinos de futebol de grupos de até 14 jogadores. A Liga espanhola espera voltar com a 1ª divisão em 12 de junho.
- Itália – permite reabertura de museus, fechados desde 9 de março por causa do lockdown. Medidas sanitárias são adotadas, como aferição da temperatura e distanciamento de segurança. Restaurantes, bares e comércio também voltam a funcionar sob medidas restritivas.
- Reino Unido – com o apoio do governo, a Universidade de Oxford fechou 1 contrato com a biofarmacêutica AstraZeneca para comercializar e fabricar a vacina que está sendo desenvolvida pelo instituto de ensino. Se for bem-sucedida, o país terá 30 milhões de doses até setembro.
- Rússia – tornou-se o 2º país com maior número de casos no mundo. Mais da metade (142.824) das infecções foram registradas em Moscou.
- França – registrou 483 mortes de sábado para domingo –o maior número desde 23 de abril. Porta-voz do Ministério da Saúde alega que o aumento se deve à contagem de óbitos em lares de idosos.
O CORONAVÍRUS E A ECONOMIA
O Poder360 compila a seguir os últimos levantamentos sobre como a pandemia afeta a economia:
- shoppings no Brasil – 88 estavam abertos até domingo (17.mai). Santa Catarina tem 24. Em seguida, aparecem Paraná (18) e Rio Grande do Sul (14). Informação é da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
- veículos – vendas caíram 72% na 1ª quinzena de maio em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram 30.000 unidades vendidas.
- reabertura de estabelecimentos – 63% dos empresários entrevistados pelo Sociollog são favoráveis. A entrevista foi feita em 14 e 15 de maio.
- imóveis – para 64% das pessoas que alugam ou vendem imóveis, a procura caiu depois da pandemia. Apenas 15% apontam aumento na procura. Pesquisa é do Grupo Zap.