Estão mantidos os prazos para as eleições municipais e a movimentação nos bastidores – lamentavelmente – em União da Vitória é grande
A data da eleição do pleito, em consequência da pandemia, até pode ser postergada, mas deve ser mesmo realizada ainda em 2020.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quarta-feira (13), manter os prazos para as eleições municipais de outubro. A decisão foi tomada ao ser negada, pelo colegiado, uma consulta feita pela deputada federal Clarissa Garotinho (Pros-RJ) sobre a possibilidade de adiamento do prazo para a transferência de domicílio eleitoral para as eleições.
Os ministros acompanharam o voto do relator, ministro Og Fernandes, que avaliou que não cabe ao TSE alterar os prazos determinados pela legislação eleitoral, como é o caso da antecedência de seis meses para a transferência do domicílio eleitoral de candidatos, prevista no artigo 9º da Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições).
Acho até lamentável e falta de sensibilidade, do comportamento de alguns políticos, notadamente de União da Vitória, inclusive de atuais membros dos poderes executivo e legislativo, que se utilizam da ferramenta propiciada pelas redes sociais para promoverem suas pré-candidaturas.
Demonstram pouca preocupação com a pandemia, pensando somente em seus propósitos políticos, indo na contramão até de orientações de organismos da ciência e da Organização Mundial da Saúde e, o mais grave, das determinações determinadas pelos poderes executivos do município e do estado.