A preocupação do vereador Jair Brugnago com o meio-ambiente e a saúde


Na sessão ordinária desta segunda-feira (11) da Câmara Municipal, o vereador Jair Brugnago (PSDB), vai apresentar, para apreciação do plenário, requerimento endereçado ao secretário municipal do Meio-Ambiente solicitando “a possibilidade de realizar um levantamento de todos os coletores de material reciclável em União da Vitória, tendo como objetivo a conscientização desses quanto a importância da destinação correta de todo o material coletado, até mesmo aquele que não possui serventia”.

Ainda, no requerimento, o Brugnago “solicita para que a secretaria responsável efetue o recolhimento de todo o material desprezado”.

Justifica seu pleito no requerimento que “por vezes, as pessoas que trabalham coletando material reciclável acabam descartando de forma incorreta, próximo às suas casas ou em terrenos baldios, todo o resíduo que não apresenta utilidade. Essa ação impacta de forma direta no meio-ambiente, tal como na saúde, pois com o acúmulo residual em locais inapropriados, formam-se ambientes propícios para a proliferação de animais peçonhentos e transmissores de inúmeras doenças, resultando em condições ideais, por exemplo, para o desenvolvimento do mosquito da dengue”. 

E prossegue que “além do mais todo esse material rejeitado retorna ao meio-ambiente, sendo que, quando ocorrem as cheias no rio o material é carregado pelas águas, tornando-se um ciclo vicioso, contribuindo para a formação de ilhas de lixo, causando enchentes e prejudicando a flora e a fauna nativa da região”.

Enfatiza Jair Brugnago no requerimento que “a partir da identificação por parte da Secretaria de Meio Ambiente daqueles que coletam material reciclável, essa terá condições de realizar a conscientização junto aos mesmos quanto a importância da alocação correta desse material. Além disso, contribuindo quanto a aparência de nosso Município, já que, transmite uma sensação muito mais agradável, estimula o turismo e o comércio, enfim valoriza a cidade de forma geral”. 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *