Santa Catarina tem 300 casos confirmados de coronavírus e cinco mortes

Em três semanas Santa Catarina ultrapassou os 300 casos confirmados de coronavírus. Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira (3) o governo do Estado divulgou que 301 pacientes já testaram positivo para a doença, o que representa cerca de 5,8% a mais em relação ao dia anterior. O número de mortes continua em cinco, segundo informou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL).

Já em relação aos pacientes hospitalizados em Unidade Intensiva de Saúde (UTI) houve aumento: são 31 pessoas infectadas por Covid-19 com agravamento do quadro de saúde e outros 84 pacientes hospitalizados em UTI, com suspeita da doença.

Plano de enfrentamento

Carlos Moisés esclareceu alguns pontos do plano de enfrentamento do coronavírus em Santa Catarina. A ideia é dar condições aos hospitais de aumentar os leitos de Unidade Intensiva de Atendimento (UTI) antes de se chegar ao pico de contaminados por coronavírus no estado. Com isso, o governo passa a pagar o teto aos hospitais filantrópicos de todo o Estado. O investimento ultrapassa os R$ 276 milhões. 

Em relação aos leitos para pacientes com agravamento de quadro de saúde, a meta do governo do Estado, segundo o governador, é contar com um total de 2.515 leitos de UTI disponíveis para atendimento da população catarinense, o que representa um total de 3.52 leitos para 10 mil habitantes. Com 800 leitos aproximadamente, a média atualmente é de 1.58 leitos para 10 mil habitantes.

– Chegamos nestes números com contratação de leitos em hospitais privados. Foram suspensas cirurgias eletivas em SC. Estamos fazendo uma espécie de aluguel na rede privada para movimentar estrutura com corpo clínico e pessoal capacitado par atender a população – explicou Moisés. (Com informações do DC).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *