Uniguaçu produz primeira remessa de sabão para doação
A primeira remessa contendo 500 barras de sabão de coco já estão sendo produzidas nos laboratórios da Uniguaçu para doação para a Assistência Social de União da Vitória e Porto União.
Para a produção estão sendo utilizados 100 litros de óleo de soja usado, doados pela empresa Iguaçu Ambiental. No processo de produção de sabão estão sendo quantificados os reagentes de maneira que não haja nenhum reagente em excesso que possa prejudicar quem irá utilizar o produto.
O sabão é elaborado através de uma reação de saponificação, que ocorre entre um triglicerídeo e uma base forte. Esse processo demora normalmente entre 6 e 12 horas, mas como estamos utilizando um catalizador, que é o álcool 92%, o tempo deste processo diminuiu para 20 a 25 minutos.
Após a produção de uma pasta resultante do processo de saponificação, ela é colocada em formas e moldes onde é deixada para descansar em torno de um dia. Após este descanso o sabão está pronto para o corte. Depois de realizado o corte, o sabão é deixado em tempo de cura por 8 dias. Após esse período ele já pode ser utilizado para os devidos fins.
Após a entrega desta primeira remessa, que está sendo acompanhada por farmacêutico responsável e técnicos qualificados, serão produzidas mais 500 barras de sabão, totalizando na produção e doação de 1000 barras.
A Uniguaçu agradece a todos os envolvidos em ações como esta, que ajudam a amenizar os impactos causados pela Pandemia que estamos enfrentando.(Da Assessoria da Uniguaçu).