Obras da Praça Coronel Amazonas de União da Vitória são retomadas
As obras da Praça Coronel Amazonas foram retomadas nesta segunda-feira, 02/03. A nova empresa responsável pela obra é a Engemass. A previsão é que a revitalização seja concluída no prazo de seis meses.
No ano passado, a Prefeitura de União da Vitória rescindiu o contrato com a empresa Giralda Construtora de Obras pelo não cumprimento do cronograma. “Tivemos um problema com a empresa ganhadora da primeira licitação, que executou apenas 27% da obra e por isso precisamos rescindir o contrato. Como é um recurso do governo do estado, nós tivemos que mandar os pareceres, aguardar a aprovação, licitar novamente e homologar para só aí reiniciarmos as obras”, destaca o Secretário de Planejamento.
O investimento para finalização da obra será de R$ 1.194.600,00. A Revitalização da Praça Coronel Amazonas engloba a realização de drenagem e águas pluviais; calçadas, canteiro, bancos, lixeiras, bicicletários, iluminação, construção de dois quiosques, uma fonte interativa com espelho d’água, pergolado em madeira, museu ao ar livre e arco decorativo, além do remanejamento de monumentos existentes: monumento rosa dos ventos, monumento mapa do Brasil.
A expectativa da população é grande
Em dezembro de 2019 o prefeito Santin Roveda, além de lamentar os transtornos causados pela primeira empresa que venceu a licitação para a revitalização da Praça Coronel Amazonas – a principal de União da Vitória – e que culminou com o cancelamento do contrato, que tinha sido realizado rigorosamente com fundamento na legislação que rege as licitações públicas, foi categórico ao afirmar que as obras seriam reiniciadas em março, o que efetivamente está ocorrendo.
A comunidade, que vinha lamentando a paralisação das obras, espera que a nova empresa – Engemass – realize os trabalhos com a mesma competência como fez na Rua Braulina Pigatto, que também teve contrato rompido.
A Praça Coronel Amazonas, que homenageia o primeiro prefeito de União da Vitória, que foi também foi o prefeito de Porto União da Vitória antes da definição dos limites em outubro de 1916 dos estados do Paraná e de Santa Catarina, do município criado em 27 de março de 1890, ainda em território paranaense, mas que continua sendo a data oficial da fundação de União da Vitória, que completa no próximo dia 27 de março 130 anos.
A revitalização da Praça Coronel Amazonas, construída na gestão do prefeito José Cleto de 1947/1951, que a denominou de ‘Altar da Pátria’, provavelmente com a restauração do histórico mapa do Brasil, será um grande legado da atual administração municipal, que será lembrado por muitas gerações. (Com informações parciais da Assessoria da PMUVA).