Livres do Coronavírus, os cinco do Paraná já estão de volta
Cinco pessoas que estavam em quarentena em Anápolis (GO) por causa da suspeita de coronavírus desembarcaram neste domingo (23) à tarde no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba). Eles vieram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Os cinco estavam entre os 58 repatriados da China que estavam em quarentena na Base Aérea de Anápolis. Todos foram liberados neste domingo.
A liberação foi feita após a confirmação de que os repatriados não estão infectados pelo novo coronavírus. Na última sexta-feira (21), foi feita a terceira e última coleta de material no Brasil para exame específico para o novo coronavírus e, a análise do Laboratório Central do Estado de Goiás mostrou resultados negativos. Cada um dos repatriados recebeu uma declaração do Ministério da Saúde informando o estado de saúde livre da doença pelo novo coronavírus (Covid-19).
Antes de embarcar, os repatriados participaram de um café da manhã de despedida e de uma cerimônia, com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo; do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado; e do prefeito de Anápolis, Roberto Naves.
Em fala a integrantes da operação de resgate dos brasileiros, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, disse que o sentimento era de “orgulho, de missão cumprida”, ao concluir a Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Azevedo agradeceu a todos que participaram do acolhimento ao grupo de repatriados. (Agência Brasil).