Você adotaria um idoso?
Entrou em debate a adoção de idosos. Na verdade o Estatuto do Idoso prevê a possibilidade de uma família abrigar um idoso em caso de abandono ou vulnerabilidade, mesmo não havendo vinculo familiar. Mas adotar não é possível em nosso pais.
E sendo assim começou um debate entre Governo e Congresso visando legalizar a adoção. O exemplo vem do Japão que possui um regime de adoção de adultos há séculos. Só que se trata de uma cultura.
Aqui idoso é considerado um velho para muita gente, o que significa desrespeito, desconsideração movido por um preconceito, como se todos não fossem chegar a idades mais avançadas.
O tema é bem complexo, exigindo cuidados e checagens. Não se pode trazer para o Brasil uma realidade que não se adapte ao cotidiano do país. Mas o importante nisso tudo é que o tema idoso está sendo colocado no palanque do debate fortalecendo o Estatuto que prevê apadrinhamento afetivo, centro dia, que recebe idosos tipo creche, instituições de longa permanência, um debate que exigirá do governo maior participação no processo…
Até porque a velhice é uma questão de estado, omisso há muitos anos, é também uma questão de todos. (Paulo Alceu).