Educação do Paraná homenageia diretores de escolas que se destacaram em 2019
Gestores de escolas estaduais que se destacaram no âmbito dos programas Presente na Escola e Prova Paraná Mais durante o ano letivo de 2019 foram homenageados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. A entrega dos quase 400 certificados ocorreu durante o Seminário Foco na Aprendizagem, realizado pela secretaria, que reúne em Curitiba, desde o dia 21 até esta sexta-feira (31), os mais de 2 mil diretores das instituições de ensino do Estado para um momento de diálogo, formação e planejamento pedagógico.
Foram quatro categorias premiadas: avanço na frequência (referente ao período de setembro a dezembro de 2019), frequência acumulada (de setembro a dezembro de 2019), melhores desempenhos e avanços dos nonos anos do Ensino Fundamental na Prova Paraná Mais e melhores desempenhos e avanços dos terceiros anos do Ensino Médio na mesma avaliação.
Realizada anualmente, a Prova Paraná Mais é uma avaliação externa que compõe, junto com a Prova Paraná trimestral e a Prova Paraná Fluência, o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (Saep).
A fim de tornar a premiação o mais justa possível, as escolas foram divididas por Núcleo Regional de Educação, tamanho (pequeno, até 500 matrículas, e grande porte, acima 500 estudantes) e classificação socioeconômica (alta, média-alta, média-baixa e baixa).
CONQUISTA – O Colégio Estadual José de Anchieta, em Dois Vizinhos, foi uma das escolas homenageadas quanto ao desempenho obtido pelos estudantes do terceirão na Prova Paraná Mais. Diretora da instituição, Beatriz Lorenzi diz que a premiação foi uma grata surpresa e uma conquista não somente da direção da escola, mas de toda a equipe do colégio.
“Na escola nós sabemos o trabalho que estamos desempenhando. A equipe, como um todo, é merecedora desse certificado. Estamos engajados no propósito de fazer da nossa escola uma referência educacional no município de Dois Vizinhos. Esse certificado veio agregar ainda mais ao nosso trabalho”, disse ela.
Já Giane do Espírito Santo, que está à frente do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Arapoti, recebeu os certificados de melhor desempenho na Prova Paraná Mais relativo ao nono ano do Ensino Fundamental e também de frequência acumulada.
Para ela, a premiação é o reconhecimento de um trabalho árduo, fruto de uma equipe que acredita na educação. Sobre a manutenção da alta frequência escolar na instituição, que tem cerca de mil alunos, Giane diz que se trata de um desafio a ser encarado no cotidiano.
“Ter um controle diário da frequência é muito difícil, mas nós buscamos fazer o máximo que podemos. O contato com as famílias, por exemplo, é primordial, e precisa ser imediato para que a gente possa resgatar esses alunos que estão fora de sala, faltando muito. É um trabalho árduo, diário, e alcançar esse índice é uma vitória””, afirmou.
FOCO NA APRENDIZAGEM – – A programação do Seminário Foco na Aprendizagem 2020, voltado aos diretores das 2.143 escolas da rede estadual do Paraná, incluiu oficinas de formação, palestras e ouvidorias – momento em que os diretores podem registrar sugestões e esclarecer dúvidas com os responsáveis por departamentos da pasta, como Recursos Humanos, Gestão e Planejamento Escolar e Tecnologia e Inovação.
Durante o evento, foram anunciadas novidades aos diretores das instituições de ensino do Paraná. No âmbito da ação Minha Escola Sempre Nova, foi autorizada uma cota extra de R$ 20 milhões do Fundo Rotativo. Os servidores também foram informados sobre a ampliação do programa Mais Aprendizagem, que tem como objetivo fazer com que o estudante avance na série em que está inserido e vai beneficiar alunos de 1,3 mil escolas estaduais em 2020.
Os gestores também receberam um caderno de boas práticas – um material exclusivo produzido pela Secretaria da Educação que reúne relatos de ações pedagógicas realizadas em escolas de todos os Núcleos Regionais de Educação e que obtiveram bons resultados. A ideia é que essas boas práticas sejam compartilhadas entre todos os diretores e professores, de modo que possam ser replicadas. (AEN).