Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC) determina interdição ética do Hospital São Braz
O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC determinou a interdição ética dos médicos da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caridade São Braz, no município de Porto União. A decisão está sendo cumprida nesta manhã de quinta-feira (30), pela equipe do Setor de Fiscalização do órgão, devido à falta de médico plantonista para atendimento em tempo integral.
A interdição ética começa a valer imediatamente. Com isso, fica proibido aos médicos atender novos pacientes no setor de UTI e a instituição deverá elaborar um plano de contingência visando à transferência dos que estão internados para outros hospitais, sob pena de processo ético profissional, caso a determinação seja descumprida.
O conselheiro e coordenador do Setor de Fiscalização do CRM-SC, Vicente Pacheco Oliveira, explica que, o CRM realizou desde o início do ano passado duas visitas de fiscalização e deu prazo para que o hospital regularizasse o número de médicos, o que não foi feito. A UTI do hospital possui apenas dois plantonistas, quando o número mínimo é de pelo menos quatro profissionais.
“Dois profissionais não conseguem garantir o atendimento 24h e com isso um dos períodos a UTI fica desassistida, o que é irregular”, diz. Ele ressalta que o CRM-SC está preocupado com a segurança e o atendimento adequado à população, por isso, está exercendo o seu papel no sentido de proteger a boa prática da medicina e o direito à saúde do cidadão. (Da Assessoria do CRM/SC).