“Os miseráveis” e a entrevista de Sérgio Moro na TV Cultura
(Postagem de Alvir Galle)
Moralmente miserável, intelectualmente miserável, gramaticalmente miserável, ideologicamente miserável…
Não, nenhuma relação com a obra-prima do escritor francês Victor Hugo, “Os miseráveis”. A miséria à qual quero me referir é a do jornalismo brasileiro praticado na atualidade. Tenho vasta cancha e longa experiência na área. Logo, sei do que falo.
Na noite de ontem (segunda-feira/20), por exemplo, quando uma trupe de beócios paramentados com enormes viseiras vermelhas, contando-se ali uma única e nem tão vistosa exceção, entrevistaram o ministro Sérgio Moro no Programa Roda Viva da TV Cultura de São Paulo, assistiu-se a um espetáculo grotesco de má educação, estultice e por aí seguem-se as adjetivações pertinentes..
Incapazes de alinhavar qualquer coisa que tenha início, meio e fim quando escrevem, e até quando se expressam verbalmente, os homens (e as mulheres) do nosso jornalismo, via de regra e como regra geral, estão absolutamente carentes de um imediato e providencial retorno aos bancos do primeiro ano da faculdade que escolheram. E mais que isso, que já no recomeço do curso institua-se uma cadeira chamada CIVILIDADE…