Municípios do Planalto Norte de Santa Catarina recebem Cartas de Inundação
Receberam os documentos os municípios de Canoinhas, Mafra, Três Barras e Porto União.
A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Canoinhas, e contou com a presença Do Chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior, Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos são de fundamental importância no planejamento nas ações de proteção e defesa civil. No total serão contemplados 35 municípios, para isso a Defesa Civil Estadual investiu R$ 2,5 milhões.
O Chefe da Defesa Civil ressaltou que a ação vai ajudar em políticas de prevenção nos municípios e também apoiar o planejamento urbano dessas cidades. “Todos os anos as inundações e estiagens atingem os catarinenses e essas situações são agravadas pela ocupação desordenada. Planejando as ações e buscando soluções definitivas estamos cada vez mais construindo um Estado resiliente”, explicou João Batista.
O documento busca instrumentalizar as defesas civis no controle e previsão de cheias e inundações. Da mesma forma, no apoio em operações e ações de proteção e defesa civil. As Cartas também serão usadas no mapeamento e análise de riscos hidrológicos e redes de monitoramento e alerta.
Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, atualmente os municípios da região da AMPLANORTE estão trabalhando na revisão dos planos diretores e essa ferramenta vem no momento certo. “A prevenção no ordenamento urbano dos municípios é a melhor forma de se evitar futuras perdas, sejam elas econômicas ou de vidas”, destacou o coordenador.
Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destacou que é uma ação de prevenção e de planejamento que vai impactar diretamente nos municípios beneficiados com a entrega. “Podemos minimizar os prejuízos com sistemas de alertas e gestão de cheias. A informação antecipada pode minimizar danos, prejuízos e preservar vidas. Assim preparamos nosso Estado para os mais diferentes fenômenos meteorológicos”, completou. (Com informações).