Procurador da Lava Jato compara decisão do STF ao decreto “Salva Ladrões”, na Itália
O procurador da república, Roberson Pozzobon, integrante da força-tarefa Lava Jato do MPF (Ministério Público Federal), comparou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) – que derrubou a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância – ao decreto que libertou presos pela Operação Mãos Limpas na Itália em 1994. Na época, o indulto ficou conhecido como “salva ladri” (salva ladrões na tradução).
A comparação de Pozzobon foi publicada no Twitter na manhã desta sexta-feira (8). “ITÁLIA, 13 de julho de 1994: foi editado o decreto Biondi, que resultou na soltura de todos os investigados da Operação Mãos Limpas que estavam detidos preventivamente. Ele ficou conhecido como decreto “salva ladri” (salva ladrões)”, diz.
Na sequência, Pozzobon completa e termina com um questionamento. “BRASIL, 07 de novembro de 2019: o #STF decidiu por 6 x 5 proibir a prisão por condenação em segunda instância. Já chovem HC’s de condenados em todo Brasil, inclusive na #LavaJato, postulando aplicação do precedente do Supremo e soltura imediata. Como o dia ficará conhecido?”. (Paraná Portal).