Rede de atendimento à criança autista será aperfeiçoada em União da Vitória
Objetivo é oferecer tratamento especializado e preferencial
A rede de atendimento e suporte às crianças autistas será aperfeiçoada em União da Vitória. As melhorias foram anunciadas na última sexta-feira, 1, em reunião com as mães de crianças e adolescentes autistas. O Prefeito Santin Roveda, o vice Bachir Abbas, e o Secretário de Saúde, Ary Carneiro Junior, receberam o grupo.
Terapia ocupacional, acompanhamento psicológico, fonoaudiólogico e de fisioterapia foram reivindicados pelas mães e já estão sendo encaminhados. “União da Vitória de uma forma pioneira e desafiadora, aceitou o desafio de estar junto com essas mães dando a oportunidade de se criar uma associação, além de se instituir o corpo de atendimento especializado para os autistas através do SUS”, explica o Secretário de Saúde, Dr. Ary Carneiro Junior.
A contratação da rede de profissionais será feita pelo Cisvale. “Hoje o nosso serviço ainda é pequeno para essa demanda. Estamos avançando aos poucos em relação ao autismo. Estamos em conversa com as mães para no ano que vem possamos organizar um grupo de profissionais especializados para atender esse público”, destaca Silvia Andrade, secretária executiva do Cisvale.
A Secretaria de Saúde também ficará responsável por fazer a identificação dos pacientes com autismo em todo o município, para que estes façam do atendimento preferencial. “Estamos saindo contentes e felizes. Fomos muito bem atendidas. Nossas reivindicações já estão sendo encaminhadas”, afirma Siane Pereira, mãe de uma criança autista. (Assessoria da PMUVA).