Pornade: Empresa de 80 anos abre franquia e quer mudar forma de se vender portas

Em geral, portas não são itens que um consumidor comum precisa comprar com frequência. Logo, a falta de costume pode fazer com que a experiência seja cara e trabalhosa, com peças vendidas em locais diferentes, contratação de instaladores, medição de espaço, batente, maçaneta, entre outras coisas.

A indústria de portas Pormade percebeu esse gargalo há alguns anos e passou a oferecer o serviço de instalação para o cliente final. Sediada em União da Vitória (PR), a empresa acaba de completar 80 anos de existência e tem à frente o herdeiro e presidente, Claudio Zini, de 70 anos. “Percebemos que seria como vender sapatos para descalços”, diz.

Com isso, surgiu a primeira loja física na cidade em que a fábrica está instalada em 2015; e em novembro de 2018, o negócio decidiy expandir pelo modelo por franquias

Como funciona?


O franqueado instala um showroom, apresenta os modelos de porta para o cliente e indica o profissional que será responsável pela medição do espaço, consultoria e instalação. A Pormade tem um sistema com 50 instaladores cadastrados e Zini comenta que sempre estão à procura de mais profissionais “cinco estrelas”.

Unidade da Pormade, em União da Vitória (PR) (Foto: Divulgação)

As vendas são realizadas pelo sistema da Pormade e entregues na casa do consumidor diretamente da fábrica. As lojas não têm participação na parte logística, mas o franqueado é responsável por acompanhar a qualidade da execução do serviço.

Aplicativo exclusivo para as franquias


A franquia é um dos canais de venda da Pormade, além dos mais de dez formatos diferentes de representação, mas não há concorrência, segundo Beatriz Bollbuck, diretora financeira e de marketing da empresa. “O franqueado recebe uma comissão de 20%, maior que os outros canais, e tem quatro modalidades de venda: compra e revenda, identificação de obra, com adicional de 5%, instaladores e arquitetos. Se ele for uma pessoa boa de relacionamento, monta uma equipe enorme de vendas”, explica.

O aplicativo Caça Obras, exclusivo para as franquias, já funciona em Curitiba e Ponta Grossa. O objetivo é localizar obras e reformas residenciais ou comerciais nas redondezas para ativação. “Todo lugar que precisar de, pelo menos, uma porta, é um negócio potencial”, explica Zini. 

Franquia de baixo custo


O investimento inicial é de R$ 40 mil. Já inclui taxa de franquia, mostruário com onze portas, plataforma de vendas, CRM e o aplicativo. O prazo de retorno estimado pela empresa é de 12 meses.

Fachada do showroom da Pormade, em União da Vitória (PR) (Foto: Divulgação)


Zini conta que o valor inicial pode ser parcelado, mas não abre mão do perfil do franqueado ideal para operar o negócio. O candidato precisa ter alguma familiaridade com o segmento de engenharia e construção civil.

Atualmente, existem sete franquias. Até o final do ano, mais onze devem ser inauguradas. O foco de expansão está em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por conta do Centro de Distribuição, localizado em União da Vitória.

Nos próximos cinco anos a intenção é abrir 200 franquias, em todo o Brasil, e alcançar um faturamento de R$ 120 milhões.

Gestão de Pessoas


A Pormade está classificada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking de Médias Nacionais da consultoria Great Place to Work (GPTW). Zini explica que a gestão de pessoas é um dos pilares que tem sustentado a indústria desde a sua entrada, em 1980, e para isso se baseia em líderes como Steve Jobs.

Entre outras medidas, ele premia financeiramente os funcionários por tentativas de inovações e também por erros. “Empresa de sucesso é visto como um organismo. Envolver os funcionários é uma forma de reconhecimento e manter o negócio vivo”, explica. 

(Texto de Paulo Gratão, publicado na revista ‘Pequenas Empresas/Grandes Negócios).

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