União da Vitória é a melhor cidade paranaense no quesito educação, revela pesquisa
Município parece em 9 º lugar no ranking nacional; Levantamento foi feito pela Connected Smart Cities.
União da Vitória é a melhor cidade do estado do Paraná em educação, segundo o Ranking Connected Smart Cities. Na avaliação nacional, o município do Sul do estado aparece em 9º lugar. A segunda cidade do Paraná melhor colocada é Irati na 75ª posição, seguida de Pato Branco (76º).
O levantamento é composto por 12 indicadores, sendo 8 na área de educação, 2 para o eixo tecnologia e 2 de economia. A pesquisa leva em conta vagas em Universidade Pública, média Enem, docentes com Ensino Superior, IDEB, taxa de abandono, média de alunos por turma, despesas com educação e média de hora-aula diária. No quesito economia, são avaliados o número de bolsas CNPQ e a porcentagem de empregos formais no nível superior. Já na área de tecnologia, o percentual de empregos em educação e pesquisa e a relação computador por alunos são ponderados.
Com base nestes indicadores, as cidades recebem notas. A nota máxima neste recorte é de 10 pontos. 0,5 pontos para os indicadores concebidos para os eixos de tecnologia e inovação e economia. 1,0 ponto para os indicadores concebidos para o eixo de educação. União da Vitória recebeu nota 4,744. O primeiro lugar no ranking é ocupado pelo município de São Caetano do Sul – SP com nota 6,079.
Para o Prefeito Santin Roveda, os números são resultado dos fortes investimentos em educação. “Estamos atuando de maneira muito inovadora na educação, transformando o jeito de fazer política. E o resultado é esse: alunos, pais, professores, diretores e a comunidade aprovando os investimentos na área. É a melhor recompensa”.
O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. São mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas, 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios. (Da Assessoria da PMUVA).