Master Merendeiras: encerra primeiro curso em União da Vitória
Verdadeiras chefs de cozinha. Essa foi a impressão de quem viu e experimentou os pratos produzidos pelas merendeiras da rede municipal de ensino que participaram do curso de técnicas e culinária e boas práticas realizado pelo SENAC. O encerramento da primeira turma ocorreu na última sexta-feira, 20.
No total, 15 merendeiras dos CMEIs participaram do curso. No último dia de atividade, em grupos, elas apresentaram aos convidados pratos produzidos durante o curso. Entrada, prato principal e sobremesa foram servidos. As receitas são das próprias merendeiras adaptadas com ajuda da nutricionista Crislaine Silva. “As crianças não gostam muito de bolacha integral. Então minha ideia foi transformar a bolacha em uma massa de empadão e o pessoal adorou”, afirma a merendeira do CMEI Estela Caus, Leoni Reisemberg.
Um livro foi produzido com as receitas elaboradas pelas queridas ‘tias da cozinha’. “Estamos retribuindo tudo aquilo que elas fazem no seu dia a dia, o cuidado, o amor, o carinho que elas têm para nossas crianças. Quem é que não se lembra da tia da cozinha? Todo mundo guarda essas lembranças. Por isso ver o sorriso no rosto delas é gratificante”, destaca o Secretário de Educação, Ricardo Brugnago.
A diversificação com que elas trataram produtos que são utilizados na merenda como os alimentos da agricultura familiar, produtos integrais, foi excelente. Elas conseguiram apresentar esses produtos, que muitas vezes não são os preferidos de nossas crianças, de uma maneira mais atrativa. Nossos alunos merecem comer bem. De forma nutritiva, mas também deliciosa”, afirma o Prefeito Santin Roveda.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Sass, participou do encerramento do curso e aprovou as preparações. “Além do prazer de provar os pratos que estavam uma delícia, estou muito contente pela felicidade das merendeiras. Muito legal essa oportunidade. O fruto de todo esse trabalho vai atingir nossas crianças”.
Uma segunda turma do curso já está em andamento e conta com 24 cozinheiras das escolas e 4 dos CMEIS. As aulas estão divididas em oito encontros que encerram no final de novembro. “A gente fez uma integração com as merendeiras de outros CMEIs. Trocamos experiências. Eu adorei”, avalia Leoni. (Assessoria da PMUVA).