Deputado Hussein Bakri homenageia a IG-Mathe e produtores de erva-mate do Sul do Paraná

Numa concorrida sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná, na noite desta quarta-feira (18), o deputado Hussein Bakri homenageou a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe). Na condição de Líder do Governo e de representante do Sul do estado na Casa, essa é mais uma das muitas medidas que o parlamentar vem defendendo em prol da erva-mate, como a regulamentação do plantio de árvores próximas às linhas de energia elétrica e a inclusão do produto e seus derivados na merenda escolar. O evento foi prestigiado pelo Vice-Governador Darci Piana, que representou o Governador Ratinho Junior.

“Essa homenagem é mais do que um gesto simbólico. É uma demonstração de que todo o poder público estadual – Governo e Assembleia – está imbuído em ajudar o setor com medidas que alavanquem ainda mais a produção e, consequentemente, a economia da região. Na figura da IG-Mathe, que é reconhecida pela qualidade do seu produto, esta Casa homenageia todos os produtores de erva-mate do Paraná, que, com o seu trabalho diário, mantêm viva uma página tão importante da história do nosso estado”, afirmou Hussein Bakri.

Há exatos dois anos, a IG-Mathe foi a primeira e única entidade do Brasil a obter o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) relacionada à erva-mate, num atestado da qualidade do produto local emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento. Esse certificado de procedência é um carimbo de excelência do produto, que indica discriminação do território, métodos de produção, história e notoriedade – tudo formalmente comprovado. Na prática, isso significa valorização da erva-mate local e a abertura de mercados potenciais, inclusive no exterior.

“Estamos muito agradecidos ao deputado Hussein por essa homenagem, que é um reconhecimento a tudo aquilo que a associação conseguiu ao colocar a erva-mate no mesmo patamar do nosso melhor vinho, do nosso melhor café. Inclusive nas recentes negociações comerciais entre União Europeia e Mercosul, a erva-mate de São Mateus do Sul foi colocada como um negócio em potencial graças à Indicação Geográfica”, destacou o prefeito Luiz Adyr, de São Mateus do Sul.

Para atingir esse status, os produtores da região contaram com importantes parceiros, como a Universidade Federal do Paraná, o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria do Mate do Paraná (Sindimate), cujo apoio consolidou a adoção de boas práticas agrícolas. A IG-Mathe reúne ervateiros dos municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo, além de São Mateus do Sul, com a participação de cinco empresas: Maracanã, Baronesa, Taquaral, Baldo e Morandi.

A sessão solene na Assembleia contou com a presença de representantes da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), da Fomento Paraná, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), da Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do Sul do estrado. (Da Assessoria da Liderança do Governo na ALEP).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *