Petrobras iniciou o processo de venda de quatro refinarias, entre as quais a de xisto de São Mateus do Sul

A Petrobras iniciou o processo de venda de quatro refinarias da estatal: Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais, Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, Lubrificante e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará, e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada no município paranaense de São Mateus do Sul.

Esta já é a segunda fase do processo de cessão de ativos da empresa, que foi iniciado em junho deste ano. O plano da companhia é ceder oito refinarias ao setor privado.

Da primeira vez, a Petrobras colocou à venda outras quatro unidades. A expectativa da estatal é de que todas as oito sejam compradas até julho do próximo ano.

A Industrialização do Xisto (SIX) está localizada sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto, ou folhelho pirobetuminoso – uma rocha sedimentar, com conteúdo de matéria orgânica na forma de querogênio,

Os óleos combustíveis industriais obtidos a partir do xisto são indicados para o consumo industrial em centros urbanos. O gás é encaminhado para a unidade de tratamento, para a produção de GLP, enxofre e gás combustível (que por sua vez é destinado via gasoduto para uma indústria cerâmica, cliente e vizinha à SIX). A nafta é destinada para a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR) para a geração de combustíveis a partir do processamento na refinaria.

Em 1959, a Petrobras decidiu pela construção de uma usina em São Mateus do Sul. O início da operação da primeira unidade de produção ocorreu em 1972. Com a entrada em operação, da segunda unidade, o módulo industrial, em dezembro de 1991, concluiu uma etapa importante de consolidação da tecnologia de extração e processamento do xisto, denominada Petrosix.

Os produtos gerados com o xisto são o óleo combustível, a nafta, gás combustível, gás liquefeito e enxofre, e ainda produtos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimenteira, agrícola e de cerâmica.

O principal mercado da SIX se concentra no estado do Paraná. No entanto os produtos alcançam vários estados, entre eles, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. (Com informações).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *