Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Hussein Bakri, homenageia produtores de erva-mate de São Mateus do Sul

Por proposição do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná homenageia em sessão solene, nesta quarta-feira (18), a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus do Sul (IG-Mathe). Na condição de Líder do Governo e de representante do Sul do estado na Casa, essa é mais uma das muitas medidas que o parlamentar vem defendendo em prol da erva-mate, como a regulamentação do plantio de árvores próximas às linhas de energia elétrica e a inclusão do produto e seus derivados na merenda escolar.

A cerimônia desta quarta-feira é uma homenagem à IG-Mathe, que reúne produtores de uma região com tradição centenária na coleta, processamento e produção de erva-mate, produto que alavancou um importante ciclo econômico paranaense no século XIX. Há exatos dois anos, a entidade foi a primeira do Brasil a obter o reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) relacionada à erva-mate, num atestado da qualidade do produto local emitido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento.

Esse certificado de procedência é um carimbo de excelência do produto, que indica discriminação do território, métodos de produção, história e notoriedade – tudo formalmente comprovado. Na prática, isso significa valorização da erva-mate local e a abertura de mercados potenciais, inclusive no exterior.

Para atingir esse status, os produtores contaram com importantes parceiros, como a Universidade Federal do Paraná, o Sebrae/PR e o Sindicato da Indústria do Mate do Paraná (Sindimate), cujo apoio consolidou a adoção de boas práticas agrícolas pelos produtores que participaram do projeto.

A IG-Mathe reúne produtores dos municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul e São João do Triunfo, além de São Mateus do Sul, com a participação de cinco ervateiras: Maracanã, Baronesa, Taquaral, Baldo e Morandi. (Da Assessoria da Liderança do Governo na ALEP).

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *